Não é verdade que a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) criticou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e fez uma ameaça ao Brasil após a 15ª Cúpula do Brics, como afirmam publicações nas redes. As peças de desinformação utilizam uma postagem feita pelo economista austríaco Günther Fehlinger alegando que ele seria representante da aliança militar, o que não é verdade. Além disso, não há registro de posicionamento oficial da Otan sobre o ingresso de novos países membros ao Brics.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 220 mil visualizações no TikTok e centenas de compartilhamentos no Facebook e Instagram até a tarde desta segunda-feira (28). As peças também circulam no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).
Presidente do Comitê Europeu da Otan faz ameaça separatista ao Brasil
Publicações nas redes enganam ao afirmar que um representante da Otan chamou Lula de “socialista corrupto” e ameaçou desmantelar o Brasil após a 15ª Cúpula do Brics, bloco atualmente formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. As peças utilizam uma postagem feita pelo economista austríaco Günther Fehlinger, na qual ele faz um chamamento separatista ao Brasil, e alegam que ele seria “presidente do Comitê Europeu da Otan”. Entretanto, o economista não é representante da organização, e sim de um grupo que busca a inclusão de alguns países na Otan, como a Ucrânia e a Áustria.
No X (ex-Twitter) e no LinkedIn, Fehlinger se define como “presidente do Comitê Europeu pela Ampliação da Otan”, e não como presidente de um comitê próprio da aliança militar. Atualmente, o austríaco busca apoio a uma petição, ainda em fase inicial, em favor da adesão da Áustria à organização.
After this #Brics summit I start to wonder if Socialist Corrupt Lula is not the hope of Free World but will lead Brazil 🇧🇷 into same direction as Russia, China, Iran 🇮🇷
— Gunther Fehlinger (@GunterFehlinger) August 25, 2023
I make it very clear if you @LulaOficial join hostile axis of Genocide, I will call to dismantle Brazil 🇧🇷? pic.twitter.com/2weClUb1O0
Realizada em Joanesburgo, na África do Sul, a Cúpula dos Brics decidiu na última quinta-feira (24) pela inclusão de seis novos membros: Argentina, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes, Etiópia e Irã. Crítico da atuação da Rússia na guerra contra a Ucrânia e também do governo chinês, Fehlinger acumula postagens ameaçando desmantelar países que se alinham ao Brics, inclusive os novos membros do bloco.
Esta peça de desinformação também foi checada pelo Boatos.org.