🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Novembro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Ratinho não chamou de ‘imbecis’ manifestantes golpistas que bloqueiam estradas

Por Amanda Ribeiro

2 de novembro de 2022, 17h59

É de 30 de outubro de 2018, e não atual, um trecho do Programa do Ratinho em que o apresentador afirma que pessoas que prostestaram contra o resultado das eleições seriam “imbecis”. Na ocasião, Ratinho comentava sobre as manifestações que ocorriam em diversas cidades do país após o resultado do pleito de 2018, que elegeu Jair Bolsonaro (PL) presidente da República.

As publicações sem o devido contexto têm circulado principalmente no Instagram, plataforma em que acumulam 400 mil curtidas.


Selo não é bem assim

O Ratinho expressou sua opinião a respeito dos movimentos bolsonaristas que não aceitam a derrota do presidente Jair Bolsonaro! O que acharam?

vídeo de 2018 é usado fora de contexto para afirmar que Ratinho chamou manifestantes bolsonaristas de “imbecis”

Um corte da edição de 30 de setembro de 2018 do Programa do Ratinho tem sido compartilhado nas redes como se fosse atual, fora de contexto, para afirmar que o apresentador teria criticado os manifestantes golpistas que ocuparam estradas desde a derrota de Bolsonaro, no último domingo (30). No vídeo que circula nas redes, no entanto, Ratinho criticava as manifestações realizadas por grupos de esquerda após a vitória do presidente na eleição de 2018.

Na gravação, Ratinho, que declarou apoio a Bolsonaro neste ano, chamou os manifestantes de “imbecis” e disse que era necessário respeitar os resultados do pleito. “Ou vocês respeitam a democracia ou não respeitam. Acabou a eleição domingo, elegeram um novo presidente da República. Agora só porque não elegeram o meu Presidente da República, ou outro presidente da República, você vai para a rua fazer protesto? Você é muito imbecil.”

Em nota publicada em sua página no Instagram, o apresentador afirma que o vídeo foi tirado de contexto: “Saiu aí um vídeo na internet. Eu queria lembrar, eu falando de alguma coisa, eu não me lembro bem... mas eu só queria lembrar que esse vídeo é de 2018. Foi numa outra situação, eu não tô xingando ninguém, brigando com ninguém. Até um jornal muito importante... quero dizer que publicou isso ERRADO”.

Dois dias após os resultados do segundo turno de 2018, entidades e grupos sindicais convocaram manifestações contra o então presidente eleito em ao menos seis capitais — São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Fortaleza e Recife. Em São Paulo, houve confronto com a polícia.

Desde o resultado da eleição, no último domingo (30), manifestantes têm ocupado vias e bloqueado estradas para protestar contra a derrota de Bolsonaro e reivindicar pautas golpistas, como a intervenção militar. De acordo com a PRF (Polícia Rodoviária Federal), havia 150 bloqueios pelo país até as 14h30 desta quarta (2).

O Fato ou Fake também desmentiu esta peça de desinformação.

Referências:

1. YouTube (Programa do Ratinho)
2. R7
3. Instagram (@oratinho)
4. UOL
5. G1 (1 e 2)

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.