🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Junho de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É falso que Moraes confessou que ‘houve fraude’ nas eleições

Por Luiz Fernando Menezes

12 de junho de 2023, 14h47

Um vídeo em que o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Alexandre de Moraes, afirma que “houve fraude” durante um julgamento na corte viralizou nas redes fora de contexto para dar a entender que ele se referia às urnas eletrônicas ou às eleições de 2022, o que é mentira. As peças de desinformação recortam um trecho da discussão de um processo que acusava o PTB de fraudar a cota de gênero nas candidaturas ao cargo de vereador no município de Roteiro (AL). Em nenhum momento, Moraes disse ter havido irregularidades na eleição presidencial.

O vídeo enganoso acumula ao menos 26 mil compartilhamentos no Facebook e dezenas de milhares de visualizações no Kwai. A peça de desinformação também circula no Telegram e no WhatsApp (fale com a Fátima).


Selo falso

Vídeo usa trecho editado de fala de Moraes para sugerir que ministro confessou que houve fraude nas eleições

Vídeos virais nas redes sociais têm compartilhado uma fala editada do ministro Alexandre de Moraes para sugerir que ele teria confessado que houve fraude nas urnas eletrônicas nas últimas eleições. A gravação foi retirada de uma sessão plenária do TSE ocorrida em 23 de maio deste ano e seu contexto foi omitido pelas peças de desinformação: na verdade, os ministros discutiam a existência ou não de fraude à cota de gênero nas eleições de 2020.

O vídeo mostra a discussão de dois processos que acusavam o PTB de ter lançado duas candidatas fictícias para cumprir a cota feminina — a lei determina que 30% das candidaturas de um partido deve ser de mulheres — nas eleições de Roteiro (AL). Ao fim, o TSE entendeu, por 4 votos a 3, que houve a irregularidade e determinou a nulidade dos votos recebidos pelo partido no município e a cassação dos diplomas dos candidatos vinculados.

Leia mais
Nas Redes Alexandre de Moraes não disse que eleição teve falhas e pode ser anulada

Na fala completa (veja abaixo), fica claro que Moraes se referia à cota feminina, não às urnas eletrônicas ou ao resultado das eleições de 2022, como sugerem as peças de desinformação.

A discussão, na íntegra, foi:

Alexandre de Moraes: “Então me parece que ambas as candidaturas foram candidaturas laranjas. E aí nós ficaremos abaixo dos 30%. Mas a minha conclusão é a conclusão do eminente ministro e relator. Apesar de considerar ambas as candidatas fraude a cota gênero, mas os dispositivo do provimento ao recurso nos termos do voto eminente relator.”

Raul Araújo Filho: “Presidente, é que me parece que o voto de vossa excelência segue uma terceira via que não está abrangida. Nem no voto do eminente relator nem no voto divergente que apresentei e que foi acompanhado por dois eminentes pares. É que Vossa Excelência entende que não há a satisfação do percentual mínimo exigido na lei pois considera que ambas.”

Alexandre de Moraes: “Eu nem entro nessa discussão. Eu não entro nessa discussão em relação a fundamentação ficar 30 vírgula alguma coisa seria fraude ou não. Eu não entro, eu me reservo ao momento, um outro momento, a analisar isso. Eu entendo que houve fraude, mas o voto médio acaba sendo o voto do eminente ministro relator seguido pela ministra Carmem e pelo vossa excelência, porque quando você entende que ambas incidiram em fraude, realmente fica dentro do percentual, aquele seguro crivo que a lei estabelece de 30%.”

Referências:

1. TSE (1 e 2)
2. Planalto

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.