🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Outubro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Lula não disse que ‘educação de relacionamento homoafetivo’ será prioridade nas escolas

Por Marco Faustino

30 de outubro de 2022, 12h16

O G1 nunca publicou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que a “educação de relacionamento homoafetivo” será prioridade nas escolas. A imagem compartilhada nas redes sociais é uma montagem que simula o portal de notícias. Não há registro da declaração, e a assessoria do petista negou a sua veracidade. A Globo também negou que a suposta reportagem tenha sido publicada no G1.

As postagens enganosas contam com centenas de compartilhamentos no Facebook. A desinformação também tem sido compartilhada no WhatsApp, mas não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).


Selo falso

Simulação de notícia do G1 diz que Lula defendeu priorizar o ‘ensino de relacionamento homoafetivo’ em escolas, o que é falso

O ex-presidente Lula não afirmou que “educação de relacionamento homoafetivo” será prioridade nas escolas, caso eleito. A imagem disseminada é uma montagem que simula uma notícia do G1. A assessoria de imprensa do candidato informou que ele nunca fez a declaração. Não há propostas para educação de relacionamento homoafetivo em escolas nas diretrizes da chapa Lula-Alckmin apresentadas ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

A Globo afirmou ao Aos Fatos que se trata de uma publicação falsa. “Essa matéria, claro, nunca foi publicada pelo G1”, diz um trecho da nota.

Em pesquisas no site, o Aos Fatos não encontrou textos com o mesmo título que aparece na imagem que tem sido difundida. As últimas notícias publicadas pelo G1 relacionadas ao ex-presidente são sobre o momento em que ele votou nesta manhã em São Bernardo do Campo (SP) e da decisão do presidente do TSE, Alexandre de Moraes, que determinou a retirada de publicações que alegam falsamente que Lula acabaria com o Pix.

A imagem também tem indícios de manipulação. Não aparece, por exemplo, o nome do autor da notícia, e o título possui ponto final, o que está em desacordo com os padrões jornalísticos.

Não é a primeira vez que produtores de desinformação falsificam capturas de tela do G1 e de outros veículos. Montagens como essas podem ser feitas em programas de edição de imagens comuns, mas há inclusive sites que geram notícias falsas com o design do site, como mostrou o Aos Fatos.

Referências:

1. TSE
2. G1 (Fontes 1 e 2)
3. Aos Fatos


Neste fim de semana, o Aos Fatos se uniu às iniciativas de checagem AFP Checamos, Boatos.org, Comprova, E-Farsas, Fato ou Fake e Lupa para verificar em conjunto a desinformação sobre as eleições.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.