Vídeo manipulado faz crer que Lula culpou apenas prefeitos por alta da dengue

Por Marco Faustino

20 de fevereiro de 2024, 15h07

Não é verdade que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou em discurso recente que os prefeitos são os únicos responsáveis pela alta nos casos de dengue no país. As peças de desinformação que fazem essa alegação compartilham apenas um recorte da fala do presidente. No pronunciamento original, Lula afirma que a população também é responsável por evitar disseminação de focos da doença e que o trabalho preventivo não cabe apenas a prefeitos, governadores e ao presidente da República.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam centenas de compartilhamentos no Facebook, 3.000 curtidas no Instagram e milhares de visualizações no TikTok até a tarde desta terça-feira (20).

Leia mais
WHATSAPP Inscreva-se no nosso canal e receba as nossas checagens e reportagens

Selo falso

Lula debochou da dengue. Se fosse Bolsonaro era genocida. A culpa da dengue existir é do prefeito.

Fala editada de Lula circula nas redes para fazer crer que presidente culpou apenas prefeitos por casos de dengue

Um trecho editado de um discurso feito por Lula no dia 2 de fevereiro tem circulado nas redes fora de contexto para fazer crer que o presidente teria atribuído apenas às prefeituras a responsabilidade pelo atual surto de dengue. No pronunciamento original, no entanto, feito durante cerimônia em Santos (SP), o petista afirmou que a responsabilidade pela prevenção da doença cabe a toda a população, e não só à classe política.

Confira abaixo a transcrição completa da fala:

“Vocês estão vendo, a televisão só fala de dengue agora. É como se fosse a primeira vez que a gente tivesse dengue. É como se fosse a primeira vez. Faz muitos anos que a gente ouve falar de dengue. E, dengue, como é que a gente cuida? Dengue a gente pode evitar que ela apareça, se o prefeito tiver cuidado de limpar a cidade, de limpar a rua. Se o povo da casa tiver cuidado de cuidar da sua casa, de não deixar água empoçada. De não deixar lixo. Cada um tem uma responsabilidade. Não é só o prefeito, não é só o governador, não é só o presidente da República.

Nós, em casa, somos os primeiros a ter responsabilidade. Se tiver dengue na sua casa, veja se a dengue veio do vizinho ou veio da sua própria casa. Ao invés de xingar alguém, olhe se você cumpriu com o seu compromisso. Se você cumpriu com o cuidado que você tem com a sua família. Porque, assim, vai ser bom para todo mundo. Que a gente não pode ficar transferindo responsabilidade e acusações.”

Leia mais
Nas Redes Posts distorcem frase para dizer que ministra da Saúde minimizou avanço da dengue
Nas Redes É falso que Lula recusou vacina japonesa contra a dengue para esperar imunizante nacional

Transmitida pelo Aedes aegypti, a dengue pode ser prevenida evitando a disseminação de focos do mosquito. Além da ação de agentes comunitários de saúde, o Ministério da Saúde orienta que a população adote as seguintes medidas em casa:

  • Remover recipientes que possam acumular água e assim se transformar em criadouros de mosquitos;
  • Vedar reservatórios e caixas d’água;
  • Desobstruir calhas, lajes e ralos para evitar o acúmulo de água;
  • Usar telas nas janelas e repelentes em áreas que possuam muitos mosquitos.

Referências:

1. Planalto
2. Ministério da Saúde

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.