É falsa publicação em que Elon Musk convoca brasileiros para manifestação

Por Luiz Fernando Menezes

22 de abril de 2024, 13h49

Não é verdade que o empresário Elon Musk publicou no X (ex-Twitter) a mensagem “My part is done. Now do your part” (“minha parte está feita, agora façam a sua”, em inglês) para convocar brasileiros a se manifestarem. O tuíte que tem circulado nas redes foi publicado por uma conta paródia e editado para incluir o nome do perfil oficial de Musk e o selo de verificação da plataforma.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam ao menos 4.000 compartilhamentos no Facebook até a tarde desta segunda-feira (22) e centenas de curtidas no Instagram.

Leia mais
WHATSAPP Inscreva-se no nosso canal e receba as nossas checagens e reportagens

Selo falso

Elon Musk não está de brincadeira…

Foto de manifestação em Brasília foi publicada por @elonmuskbr

O dono do X (ex-Twitter), Elon Musk, cujo perfil na rede é @elonmusk, não publicou um post em inglês com o texto “minha parte está feita, agora façam sua parte” acompanhado de uma foto de manifestação em Brasília. A publicação que vem sendo compartilhada foi, na verdade, feita por um perfil paródia do empresário — o @oelonmuskbr —, que foi excluído da plataforma. Outro perfil que imita Musk, @EMusk_90, também fez uma publicação idêntica no dia 18 de abril de 2024.

A publicação que tem circulado nas redes como se fosse um tuíte oficial de Musk é, na verdade, uma montagem: uma das duas publicações de contas paródias foi editada para incluir o nome do bilionário e o selo de verificação da plataforma.

Na aba de fotos e vídeos publicados por Musk no X não há nenhuma imagem de protestos em Brasília ou convocação para a manifestação organizada por Jair Bolsonaro (PL) no último domingo (21). O empresário, na verdade, fez uma publicação no dia do ato agradecendo as menções de manifestantes: “Eu desejo o melhor para o povo brasileiro”, escreveu em inglês (“I wish the best for the people of Brazil”).

Leia mais
Nas Redes Vídeo de 7 de Setembro de 2022 circula como se mostrasse ato recente em Copacabana
Checamos Documentos divulgados pelo Congresso dos EUA não provam que decisões de Moraes contra o X eram ilegais

Em seu discurso, no domingo (21), Bolsonaro elogiou Musk: “Acusam agora o homem mais rico do mundo, que é dono de uma plataforma cujo objetivo é fazer com que o mundo todo seja livre, que é o X, o nosso antigo Twitter. É um homem que preserva pela liberdade para todos nós, que teve coragem de mostrar com todas as provas para onde nossa democracia estava indo”.

Referências:

1. X (@elonmusk 1 e 2)
2. O Globo

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.