É falso que Elon Musk comentou que ato convocado por Bolsonaro parecia ‘bem lotado’

Por Luiz Fernando Menezes

28 de fevereiro de 2024, 16h41

Não é verdade que o empresário Elon Musk disse que a avenida Paulista parecia “lotada” durante o ato convocado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no último domingo (25). As publicações enganosas tomam como se fosse oficial uma publicação de uma conta que parodia Musk no X (ex-Twitter). O perfil oficial do empresário no X não postou nada do tipo.

Essa peça de desinformação acumulava mais de 2.000 compartilhamentos no X e centenas de curtidas no Instagram até a tarde desta quarta-feira (28).

Leia mais
WHATSAPP Inscreva-se no nosso canal e receba as nossas checagens e reportagens

Selo falso

Até Elon Musk se impressionou com ato realizado na Avenida Paulista: ‘lotado’.

Foto de Musk acompanha manchete sobre falso comentário

São mentirosas as publicações que dizem que o empresário Elon Musk comentou o ato realizado no último domingo (25) na avenida Paulista. Na verdade, o comentário “Brasil parece bem lotado” foi publicado no X pelo usuário @ElonMuskAOC, que se identifica como uma conta paródia de Musk. O mesmo perfil fez outras duas publicações sobre a manifestação bolsonarista (veja aqui e aqui).

Vídeo do ato do dia 25 foi publicado pelo usuário @ElonMuskAOC no X
'Bem lotado.' Comentário que aparece nas peças de desinformação foi publicado pelo perfil ‘Elon Musk (Paródia)’ (Reprodução/X).

O perfil oficial de Musk no X é @elonmusk. Aos Fatos não identificou nenhuma publicação feita pela conta sobre a manifestação do último domingo. A última referência ao Brasil feita por Musk foi em março de 2023, quando ele respondeu a um comentário do deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO).

Musk também não publicou nada com a palavra “crowded” (“lotado”, em inglês) recentemente. Ela só aparece em um post do empresário de maio de 2023, quando disse que “a maioria das pessoas pensa que a Terra está repleta de humanos, mas na realidade está quase vazia em termos de superfície. Os humanos se reúnem em uma porcentagem muito pequena da Terra (cidades)”.

Também não há registros de que Musk tenha comentado algo semelhante em entrevistas à imprensa nos últimos dias.

Referências:

1. X (@ElonMuskAOC 1, 2 e 3)
2. X (@elonmusk 1, 2 e 3)

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.