É falso que vídeo mostra discurso de Bolsonaro pedindo intervenção militar após 2º turno

Compartilhe

Um vídeo que mostra o presidente Jair Bolsonaro (PL) discursando em frente a apoiadores não é recente nem tem relação com pedidos de intervenção militar após a derrota na eleição, como afirmam nas redes sociais. As cenas foram gravadas em 19 de abril de 2020, quando o mandatário falou com manifestantes que protestavam em frente ao Quartel-General do Exército, em Brasília.

A postagem desinformativa viralizou nas redes sociais nesta terça-feira (1º), alcançando 773 mil visualizações e 15 mil compartilhamentos no Facebook e 56 mil visualizações e 1,4 mil compartilhamentos no Kwai.


Selo falso

Bolsonaro se pronuncia após 2º turno das eleições e pede intervenção militar.

Postagem com a alegação falsa de que discurso de Bolsonaro foi registrado após o 2º turno

É falso que um vídeo mostra o presidente Jair Bolsonaro (PL) pedindo intervenção militar a apoiadores após o segundo turno das eleições presidenciais de 2022, como afirmam postagens. As cenas foram registradas pelo jornal O Globo em 19 de abril de 2020, quando o presidente falou para apoiadores que se manifestavam em frente ao Quartel-General do Exército, em Brasília, contra as medidas de restrições de atividades na pandemia e a favor de pautas antidemocráticas.

Em seu discurso, Bolsonaro disse frases como "acabou a época da patifaria" e "agora é o povo no poder". Na mesma semana do discurso, o presidente havia demitido o então Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e nomeado Nelson Teich como substituto.

Nos últimos dias, manifestantes bolsonaristas vêm fechando estradas e avenidas do país por não aceitar a derrota do presidente na eleição do último domingo (30). Nesta segunda, o Aos Fatos mostrou como influenciadores já incitavam bloqueios em estradas no Telegram e no YouTube, antes mesmo do segundo turno. Até a publicação desta checagem, Bolsonaro não havia se manifestado sobre o resultado da eleição.

Referências

  1. O Globo (1 e 2)
  2. Folha de S.Paulo
  3. Veja
  4. TSE

Compartilhe

Leia também

falsoPosts usam foto de outra pessoa para sugerir que autor de atentado contra Trump era trans

Posts usam foto de outra pessoa para sugerir que autor de atentado contra Trump era trans

Pré-candidato, Marçal oferece prêmio a seguidores e especialistas veem infração eleitoral

Pré-candidato, Marçal oferece prêmio a seguidores e especialistas veem infração eleitoral

Atentado contra Trump aponta riscos de uma moderação enfraquecida nas ‘big techs’

Atentado contra Trump aponta riscos de uma moderação enfraquecida nas ‘big techs’