É falso que Daniel Alves cometeu suicídio

Compartilhe

Não é verdade que o ex-jogador de futebol Daniel Alves cometeu suicídio na prisão após ser condenado por estupro na Espanha, como afirmam publicações nas redes. Publicada por um perfil satírico no X (ex-Twitter), a alegação enganosa foi desmentida pela advogada da família e pelo irmão do jogador.

Os posts mentirosos acumulavam ao menos 2.000 compartilhamentos no Facebook e centenas de curtidas no Instagram até a tarde desta segunda-feira (11). As alegações também circulam no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).

Leia mais
WHATSAPP Inscreva-se no nosso canal e receba as nossas checagens e reportagens

Selo falso

URGENTE! Acaba de ser confirmado. Daniel Alves tirou a sua vida.

Foto de Daniel Alves em preto e branco circula com legenda que diz que ele teria cometido suicídio

São mentirosas as publicações que afirmam que o jogador Daniel Alves cometeu suicídio na prisão na Espanha após ser condenado por estupro. A desinformação foi desmentida pela advogada da família, Graciele Queiroz, e pelo irmão do atleta, Ney Alves.

Em nota publicada nos stories do Instagram (veja abaixo), Queiroz afirma que a morte de Alves seria uma “fake news” que teria gerado “terrorismo midiático com a família”. A advogada também afirmou que vai acionar a Justiça para punir os responsáveis pela divulgação da desinformação.

Stories de advogada de Alves diz que o jogador não se matou não tinha depressão
Esclarecimento. Advogada de Alves desmentiu história e disse que irá tomar medidas legais contra a divulgação da desinformação (Reprodução/Instagram)

O cantor e irmão do jogador, Ney Alves, também se pronunciou sobre o boato no último domingo (10) no Instagram: “Já condenaram o cara. Não basta já? Já condenou o cara. Ele está preso. Agora, maior loucura aqui. Vocês querem a morte, desejar ver meu irmão morto. Como assim? Quanta crueldade é essa?”.

Daniel Alves foi condenado a quatro anos e seis meses de prisão por estuprar uma mulher em um banheiro de uma boate em Barcelona, em 2022. O julgamento ocorreu no final de fevereiro.

Origem. Em entrevista à Rádio Itatiaia, a assessoria de Alves afirmou que a mentira sobre a morte do jogador foi publicada originalmente no X (ex-Twitter) pelo perfil satírico @Al_buquerq. Na tarde do último sábado (9), o usuário postou: “Informação que me chega é que o Daniel Alves se matou”.

Depois da viralização, no entanto, o responsável pelo perfil voltou atrás e disse que se tratava de uma brincadeira (veja abaixo):

Autor do boato disse que se referia ‘ao primo Danielzinho de Nova Iguaçu que tava sumido, mas já acharam ele com vida’
‘Que repercussão é essa?.’ Usuário que iniciou onda de desinformação disse que não se referia ao jogador Daniel Alves (Reprodução/X)

O Boatos.org e o Fato ou Fake também desmentiram a peça de desinformação.

Compartilhe

Leia também

falsoChina não homenageou Palestina em uniforme criado para a Olimpíada de Paris

China não homenageou Palestina em uniforme criado para a Olimpíada de Paris

falsoÉ montagem foto que mostra Kamala Harris ao lado de Jeffrey Epstein

É montagem foto que mostra Kamala Harris ao lado de Jeffrey Epstein

Brechas de plataformas permitem exploração de crianças, denunciam moderadores

Brechas de plataformas permitem exploração de crianças, denunciam moderadores