É falso que Daniel Alves cometeu suicídio

Compartilhe

Não é verdade que o ex-jogador de futebol Daniel Alves cometeu suicídio na prisão após ser condenado por estupro na Espanha, como afirmam publicações nas redes. Publicada por um perfil satírico no X (ex-Twitter), a alegação enganosa foi desmentida pela advogada da família e pelo irmão do jogador.

Os posts mentirosos acumulavam ao menos 2.000 compartilhamentos no Facebook e centenas de curtidas no Instagram até a tarde desta segunda-feira (11). As alegações também circulam no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).

Leia mais
WHATSAPP Inscreva-se no nosso canal e receba as nossas checagens e reportagens

Selo falso

URGENTE! Acaba de ser confirmado. Daniel Alves tirou a sua vida.

Foto de Daniel Alves em preto e branco circula com legenda que diz que ele teria cometido suicídio

São mentirosas as publicações que afirmam que o jogador Daniel Alves cometeu suicídio na prisão na Espanha após ser condenado por estupro. A desinformação foi desmentida pela advogada da família, Graciele Queiroz, e pelo irmão do atleta, Ney Alves.

Em nota publicada nos stories do Instagram (veja abaixo), Queiroz afirma que a morte de Alves seria uma “fake news” que teria gerado “terrorismo midiático com a família”. A advogada também afirmou que vai acionar a Justiça para punir os responsáveis pela divulgação da desinformação.

Stories de advogada de Alves diz que o jogador não se matou não tinha depressão
Esclarecimento. Advogada de Alves desmentiu história e disse que irá tomar medidas legais contra a divulgação da desinformação (Reprodução/Instagram)

O cantor e irmão do jogador, Ney Alves, também se pronunciou sobre o boato no último domingo (10) no Instagram: “Já condenaram o cara. Não basta já? Já condenou o cara. Ele está preso. Agora, maior loucura aqui. Vocês querem a morte, desejar ver meu irmão morto. Como assim? Quanta crueldade é essa?”.

Daniel Alves foi condenado a quatro anos e seis meses de prisão por estuprar uma mulher em um banheiro de uma boate em Barcelona, em 2022. O julgamento ocorreu no final de fevereiro.

Origem. Em entrevista à Rádio Itatiaia, a assessoria de Alves afirmou que a mentira sobre a morte do jogador foi publicada originalmente no X (ex-Twitter) pelo perfil satírico @Al_buquerq. Na tarde do último sábado (9), o usuário postou: “Informação que me chega é que o Daniel Alves se matou”.

Depois da viralização, no entanto, o responsável pelo perfil voltou atrás e disse que se tratava de uma brincadeira (veja abaixo):

Autor do boato disse que se referia ‘ao primo Danielzinho de Nova Iguaçu que tava sumido, mas já acharam ele com vida’
‘Que repercussão é essa?.’ Usuário que iniciou onda de desinformação disse que não se referia ao jogador Daniel Alves (Reprodução/X)

O Boatos.org e o Fato ou Fake também desmentiram a peça de desinformação.

Compartilhe

Leia também

falsoNão há registros de gás de cozinha adulterado com metanol

Não há registros de gás de cozinha adulterado com metanol

falsoGoverno não anunciou aumento na aposentadoria a partir de 10 de outubro

Governo não anunciou aumento na aposentadoria a partir de 10 de outubro

não é bem assimNão é verdade que autoridades iranianas suspenderam o uso obrigatório do hijab

Não é verdade que autoridades iranianas suspenderam o uso obrigatório do hijab

fátima
Fátima