É falso que CNN britânica disse que Lula é rejeitado pela maioria dos brasileiros

Por Marco Faustino

19 de março de 2024, 17h55

Não é verdade que a CNN do Reino Unido disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem sido rejeitado pela maior parte da população, enquanto a popularidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tem crescido. O vídeo difundido pelas peças de desinformação foi gerado por IA (inteligência artificial) e não foi veiculado pela CNN no Reino Unido.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 7.000 compartilhamentos no Facebook e 1.500 curtidas no Instagram nesta terça-feira (19).

Leia mais
WHATSAPP Inscreva-se no nosso canal e receba as nossas checagens e reportagens

Selo falso

CNN Britânica diz que Lula perdeu o povo brasileiro e Bolsonaro é popular. Presidente Lula da Silva enfrenta rejeição da população brasileira

Posts difundem vídeo gerado por IA como se a CNN no Reino Unido tivesse dito que o presidente Lula tem sido rejeitado pela maior parte da população, o que não ocorreu.

Não integra a programação da CNN no Reino Unido o vídeo em que uma suposta jornalista diz que o presidente Lula tem sido rejeitado pela maioria do povo brasileiro, enquanto a popularidade de Bolsonaro tem crescido. Por meio de busca reversa, Aos Fatos identificou que nem a jornalista nem o cenário do vídeo são reais: foram gerados por IA, com base em um formato pré-definido na plataforma Vidnoz.

Registro atribuído à CNN (à dir.) se trata, na realidade, de um vídeo gerado por inteligência artificial (à esq.)
IA. Registro atribuído à CNN (à dir.) na realidade se trata de um vídeo gerado por meio de ferramenta de IA (à esq.)

Pesquisas recentes de opinião divulgadas pelos institutos Genial/Quaest, AtlasIntel e Ipec mostraram queda na popularidade do presidente Lula nos últimos meses.

  • O Ipec mostrou em dezembro que 38% dos brasileiros consideravam a gestão de Lula “ótima” ou “boa”. Em março, o percentual ficou em 33%. Já o percentual dos que avaliaram a gestão como ruim passou de 30% para 32%;
  • O AtlasIntel mostrou em janeiro que 42% dos entrevistados consideravam a atual gestão como “ótima” ou “boa” ou “ótima”. Em março isso caiu para 38%. Já o percentual daqueles que avaliaram o governo como “ruim” ou “péssimo” era de 39% e foi para 41%;
  • Por fim, pesquisas da Genial/Quaest mostraram que 54% dos entrevistados aprovavam o trabalho de Lula em dezembro, mas no fim de fevereiro o percentual caiu para 51%. Já a desaprovação subiu de 43% em dezembro para 46% em fevereiro.
Leia mais
Nas Redes É falso que Lula confessou ter roubado em gestões anteriores

Em janeiro, o Instituto Paraná Pesquisas divulgou uma pesquisa encomendada pelo PL, que questionava em qual político os brasileiros votariam caso houvesse uma nova eleição. Lula alcançou 36,9%, e Bolsonaro, 33,8%, um empate dentro da margem de erro, que é de 2,2 pontos percentuais.

No ano passado, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) declarou em duas ocasiões (confira aqui e aqui) Bolsonaro inelegível por oito anos por abuso de poder político e econômico. Isso significa que o ex-presidente não pode disputar eleições até 2030.

Referências:

1. Vidnoz
2. CNN Brasil
3. Ipec
4. AtlasIntel
5. Genial/Quaest
6. O Antagonista
7. Veja
8. TSE (1 e 2)

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.