Boulos e Marta Suplicy não foram expulsos de Parelheiros, em São Paulo, por comerciantes

Por Luiz Fernando Menezes

5 de março de 2024, 15h13

Não é verdade que o deputado federal e pré-candidato à prefeitura de São Paulo Guilherme Boulos (PSOL-SP) e sua pré-candidata a vice, a ex-prefeita Marta Suplicy (PT-SP), foram expulsos de Parelheiros, distrito da capital paulista, em 22 de fevereiro. As peças de desinformação distorcem uma confusão ocorrida no início do evento, quando o tumulto gerado pela presença dos políticos em um estabelecimento gerou reclamações de um vendedor. Não há, no entanto, indícios de que os pré-candidatos tenham sido expulsos do local. A visita prosseguiu normalmente após o episódio.

A alegação enganosa acumula mais de 1 milhão de visualizações no Youtube e centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta terça-feira (5).

Leia mais
WHATSAPP Inscreva-se no nosso canal e receba as nossas checagens e reportagens

Selo falso

Boulos e Marta Suplicy são EXPULSOS de Parelheiros por comerciantes locais.

Homem afirma que Boulos e Marta foram expulsos de distrito paulista

São mentirosas as publicações que afirmam que Boulos e Marta Suplicy foram expulsos de uma região comercial em Parelheiros durante um evento de pré-campanha no dia 22 de fevereiro. Além de reportagens sobre a visita ao distrito não noticiarem nada semelhante, a assessoria do deputado também negou as alegações.

As peças de desinformação compartilham um vídeo em que uma mulher não identificada grava o evento e diz que Marta teria sido expulsa da região. De acordo o Valor Econômico, no entanto, o que houve foi uma confusão em um dos estabelecimentos visitados durante a caminhada de pré-campanha.

Em uma das lojas, ocorreu um tumulto gerado por militantes e jornalistas, e isso irritou um vendedor. O comerciante, então, pegou um microfone e disse que no comércio “só eram permitidas pessoas físicas” e que “bagunça aqui, não”. Os dois políticos, então, deixaram o local e se dirigiram para o estabelecimento ao lado, onde o evento prosseguiu.

Ainda segundo o Valor, “a cena, gravada do lado de fora, já começou a ser distribuída por adversários para dizer que o pré-candidato e a vice foram expulsos — o que não aconteceu. Nas outras lojas, assessores tentaram minimizar o tumulto ao pedir que os apoiadores não entrassem nos comércios”.

Mulher tira selfie com Boulos e Suplicy em frente a lojas
Pré-campanha. Foto mostra Guilherme Boulos e Marta Suplicy durante visita ao comércio de Parelheiros (Luiz Rodrigues/Estadão Conteúdo)

Outros veículos de imprensa, como a Folha de S.Paulo, o Estadão e a CNN Brasil, também publicaram reportagens sobre o evento de pré-campanha e nenhum deles relatou expulsão.

Procurada pelo Aos Fatos, a assessoria do deputado também negou que os pré-candidatos tenham sido expulsos: “ali na hora o rapaz da loja só pediu pra tomar cuidado com o tumulto para não atrapalhar o movimento, e aí todo mundo decidiu sair. Não foi expulsão, muito menos uma ‘expulsão política’”.

Essa peça de desinformação também foi desmentida pelo UOL Confere.

Referências:

1. Valor Econômico
2. Folha de S.Paulo
3. Estadão
4. CNN Brasil

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.