É falso que Bolsonaro foi o único ex-presidente a ter o passaporte retido pela Justiça

Por Marco Faustino

15 de março de 2024, 18h17

Não é verdade que Jair Bolsonaro (PL) foi o primeiro e único ex-presidente da República a ter o passaporte retido por decisão da Justiça, como alega um vídeo que circula nas redes. Em 2018, o então ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também teve o documento apreendido em meio a investigações da Operação Zelotes. Em fevereiro deste ano, o STF (Supremo Tribunal Federal) determinou a apreensão do passaporte de Bolsonaro.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 9.000 compartilhamentos no Facebook, centenas de curtidas no Instagram e milhares de visualizações no Kwai até a tarde desta sexta-feira (15).

Leia mais
WHATSAPP Inscreva-se no nosso canal e receba as nossas checagens e reportagens

Selo falso

O presidente Jair Bolsonaro está impedido sair do Brasil, porque o seu passaporte está retido pelo Supremo Tribunal Federal, o que é um absurdo. Eu nunca vi reter o passaporte do Collor, da Dilma, do Fernando Henrique, do próprio Lula. Nunca vi reterem o passaporte de um ex-presidente da República. Isso é inédito

Em vídeo compartilhado nas redes sociais, homem engana ao afirmar que o confisco do passaporte de Bolsonaro foi uma medida inédita tomada pela PF contra ex-presidentes, o que é falso.

Em vídeo que circula nas redes, um homem não identificado pelo Aos Fatos engana ao dizer que Bolsonaro foi o único ex-presidente a ter o passaporte retido pela Justiça. As peças de desinformação omitem que Lula também teve o documento confiscado em 2018 por determinação da Justiça Federal.

Em janeiro daquele ano, o juiz Ricardo Leite, da 10ª Vara da Justiça Federal do Distrito Federal, determinou a apreensão do passaporte após pedido do MPF (Ministério Público Federal), sob a alegação de que Lula poderia fugir do país. O ex-presidente tinha viagem marcada para a Etiópia, onde participaria de um evento da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura).

A decisão foi tomada no âmbito da Operação Zelotes, que investigava o petista por tráfico de influência na negociação de caças com a fabricante sueca Saab durante o governo de Dilma Rousseff (PT).

A apreensão do passaporte foi revogada no mês seguinte, quando o juiz federal Bruno Apolinário argumentou que não havia como concluir que Lula pretendia fugir do país. Já o processo foi encerrado em março de 2023 pelo ministro do STF Ricardo Lewandowski, sob a justificativa de que as provas apresentadas na ação eram contaminadas.

Leia mais
Nas Redes Passaporte de Lula foi apreendido pela PF em 2018, não recentemente
Nas Redes Moraes autorizou operações da PF contra Bolsonaro e aliados antes de eventos com o ex-presidente

No fim de janeiro deste ano, o ministro do STF Alexandre de Moraes ordenou o cumprimento de medidas cautelares contra Jair Bolsonaro, incluindo a apreensão de seu passaporte. A decisão, cumprida em 8 de fevereiro, ocorreu no âmbito de uma investigação sobre uma suposta tentativa de golpe de Estado.

Segundo Moraes, o confisco do documento seria necessário para impedir que o ex-presidente fugisse do país em caso de condenação ou aprofundamento das investigações. A defesa de Bolsonaro recorreu da decisão, mas até o momento o político segue sem o documento e está impedido de deixar o país.

Referências:

1. Agência Brasil
2. g1
3. STF (1 e 2)
4. Conjur
5. CNN Brasil (1 e 2)
6. Correio Braziliense

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.