🕐 Esta reportagem foi publicada há mais de seis meses

Mulher em vídeo mente ao dizer que Bolsonaro não teve votos contados em Manicoré

Por Bruna Leite

7 de novembro de 2022, 15h02

Não é verdade que o presidente Jair Bolsonaro (PL) não recebeu votos na cidade de Manicoré (AM) nas eleições deste ano, como diz uma mulher indígena em vídeo que viralizou. De acordo com a página de estatísticas das eleições do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o candidato derrotado teve 7.486 votos no primeiro turno, o que representa 30,9% do total. No segundo turno, ele teve 8.056 votos — 34,7% dos eleitores.

A postagem alcançou, até a tarde desta segunda-feira (7), 94 mil compartilhamentos no Facebook, 130 mil visualizações no TikTok e circula também no WhatsApp, plataforma em que não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).


Selo falso

Votos 22 não apareceram nas urnas em Manicoré-AM.

Reprodução de vídeo em que mulher afirma que Bolsonaro não teve voto em Manicoré (AM), o que não é verdade

É falso que não foi registrado um voto sequer na cidade de Manicoré (AM) para Bolsonaro nas eleições deste ano, como é dito em vídeo que circula nas redes. De acordo com dados do TSE, o presidente recebeu no município 7.486 votos (30,9%) no primeiro turno e 8.056 no segundo (34,7%).

Uma análise dos boletins de urna das 117 seções eleitorais da cidade no segundo turno feita pelo Aos Fatos também mostra que a alegação é falsa. Mesmo na seção eleitoral em que Bolsonaro teve pior desempenho, a de número 54, o mandatário teve 7 votos, contra 186 de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Esta checagem também foi feita pelo Boatos.org.

Referências:

1. TSE (1, 2 e 3)
2. Boatos.org

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.