É falsa foto que mostra Sergio Massa diante de mesa com cocaína

Compartilhe

Foi editada a imagem que mostra o ministro da Economia da Argentina e candidato à Presidência do país, Sergio Massa, diante de uma mesa com fileiras de cocaína. O entorpecente que aparece no registro foi inserido digitalmente em uma foto de 2015 em que Massa aparece ao lado de outros políticos argentinos. Não há sinais da droga na imagem original.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam centenas de compartilhamentos no Facebook e centenas de curtidas no Instagram até a tarde desta sexta-feira (10). O conteúdo circula também no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).


Selo falso

Sergio Massa aparece em foto com fileiras de cocaína sobre uma mesa

Uma foto publicada em 2015 pelo então deputado argentino Facundo Moyano foi editada para fazer crer que Sergio Massa teria sido flagrado ao lado de uma mesa com fileiras de cocaína. No registro original (veja abaixo), que mostra Massa ao lado de Moyano e do atual deputado Cristian Ritondo, não há qualquer sinal da droga.

Foto de 2015, que não mostra droga sobre a mesa, registra Sergio Massa ao lado dos políticos argentinos Facundo Moyano e Cristian Ritondo (Reprodução/Facebook)
Original. Foto de 2015, que não mostra droga sobre a mesa, registra Sergio Massa ao lado dos políticos argentinos Facundo Moyano e Cristian Ritondo (Reprodução/Facebook)



Essa não é a primeira peça de desinformação que tenta associar Massa ao consumo de drogas. Em checagem anterior, Aos Fatos verificou ser falso um vídeo que supostamente mostraria o candidato cheirando cocaína. Conteúdos enganosos com esse teor também têm sido desmentidos por agências de checagem argentinas.

Leia mais
Nas Redes É falso vídeo que mostra Sergio Massa cheirando cocaína

Candidato governista, Sergio Massa disputa no dia 19 de novembro o segundo turno das eleições presidenciais na Argentina com o político de extrema-direita Javier Milei. Na primeira etapa do pleito, Massa conquistou o primeiro lugar, com cerca de 36% dos votos, contra 30% de Milei.

Esta peça de desinformação também foi desmentida pela AFP.

Compartilhe

Leia também

Anielle Franco é alvo de ataques misóginos nas redes

Anielle Franco é alvo de ataques misóginos nas redes

falsoÉ falso que WhatsApp baniu usuários críticos a Moraes

É falso que WhatsApp baniu usuários críticos a Moraes

falsoMoraes não disse que é crime celebrar o 7 de Setembro após a data

Moraes não disse que é crime celebrar o 7 de Setembro após a data