🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Novembro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É mentira que vídeo mostra visita de Lula a Marcola, líder do PCC, após eleição

Por Bruna Leite

3 de novembro de 2022, 14h01

É falso que o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), agradeceu ao traficante Marcola, líder do PCC (Primeiro Comando da Capital), e foi visitá-lo na prisão após vencer a eleição. A imagem mostrada é de um vídeo registrado no dia 29 de outubro em que Lula aparece com Gil Almeida, presidente do Sindicato dos Motoboys de São Paulo, não Marcola. Não há registros de que Lula tenha visitado qualquer unidade prisional após vencer a eleição.

A publicação com o conteúdo desinformativo alcançou 367 mil visualizações e 23 mil compartilhamentos no Facebook até esta quinta-feira (3), além de centenas de compartilhamentos no TikTok e no Kwai. Também apareceu no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).


Selo falso

Eu vivi pra ver um presidente eleito pelo povo democraticamente ir na cadeia agradecer o Marcola. Quem sabe quem é o Marcola? Esse cara aqui. Macola é o líder do PCC.

Homem mente ao afirmar que Lula visitou líder do PCC

Em um vídeo que circula nas redes, um homem engana ao dizer que uma imagem mostra Lula em encontro com o líder da organização criminosa PCC, Marcos William Herbas Camacho, conhecido como Marcola. O vídeo original, publicado no sábado (29), mostra Lula com lideranças do Sindicato dos Motoboys de São Paulo.

A reunião com os sindicalistas ocorreu na capital paulista, antes de uma coletiva de imprensa de Fernando Haddad (PT), candidato derrotado ao governo de São Paulo. Lula usava as mesmas roupas mostradas no vídeo checado. O homem de camisa preta, apontado como sendo Marcola pel conteúdo desinformativo, é o presidente do Sindicato, Gilberto Almeida.

No vídeo completo, é ouvido o nome de “Marcola”, mas não se trata do líder do PCC, que está preso na Penitenciária Federal de Porto Velho (RO). Segundo a assessoria do PT informou informou ao jornal O Estado de S. Paulo, se trata do assessor do Instituto Lula, Marco Aurélio Santana Ribeiro, que já foi associado de forma enganosa ao líder da facção criminosa em outras ocasiões.

Esta checagem também foi feita por Fato ou Fake, Estadão Verifica e UOL Confere.

Referências:

1. TikTok (1 e 2)
2. PT
3. UOL (1 e 2)
4. O Estado de S. Paulo
5. Blog da Boitempo
6. Aos Fatos
7. G1

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.