🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Novembro de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Denúncia de suposto superfaturamento em kit odontológico não tem relação com governo Lula

Por Luiz Fernando Menezes

8 de novembro de 2023, 12h59

Não tem relação com o governo Lula (PT) a denúncia feita em um vídeo sobre um suposto superfaturamento na compra de materiais didáticos infantis com dicas de saúde bucal. As peças de desinformação que circulam nas redes compartilham uma gravação em que o vereador de Laguna (SC) Kleber Lopes (União Brasil-SC) critica o valor de um kit adquirido pela prefeitura no âmbito do Crescer Sorrindo, projeto estadual licitado pela Secretaria Municipal de Saúde local.

O vídeo descontextualizado acumulava mais de 30 mil visualizações no Kwai e milhares de visualizações no TikTok até o início da tarde desta quarta-feira (8). As publicações também circulam no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).


Selo falso

Faz o L agora aguenta! Por onde anda o dinheiro da saúde? Denúncia gravíssima.

Vereador de Laguna, Kleber Lopes, aparece em vídeo junto de legenda enganosa que culpa governo Lula por suposto desvio de verba

Um vídeo que mostra um homem criticando o valor gasto pela prefeitura na compra de kits odontológicos tem sido compartilhado de forma distorcida nas redes para sugerir que o caso seria um exemplo de desvio de verba no governo Lula (PT). A pessoa que aparece na gravação é o vereador Kleber Lopes (União-SC), que publicou a denúncia originalmente em seu perfil no Instagram com uma legenda acusando a Prefeitura de Laguna — sob gestão de Samir Ahmad (sem partido) — de superfaturamento.

O projeto em questão é o Crescer Sorrindo, ação municipal da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Educação de Laguna que envolve a distribuição de itens de higiene bucal e ações de conscientização para crianças. A licitação do projeto consta no site da prefeitura e não cita, em nenhum momento, a participação do Ministério da Saúde ou do governo federal.

Em nota enviada ao Aos Fatos, a Prefeitura de Laguna também negou que o projeto tenha participação do governo Lula e disse que ele é de esfera estadual.

Segundo Lopes, a prefeitura teria gasto R$ 1,2 milhão na compra de 2.003 kits, o que resultaria em um preço final de cerca de R$ 600 por kit. Os números apresentados pelo vereador são compatíveis com os presentes na licitação. Em entrevista à imprensa na última segunda-feira (6), a empresária Graziela Laureano, uma das idealizadoras do Crescer Sorrindo, afirmou que a conta é incorreta, já que o preço também leva em conta aspectos como propriedade intelectual e planejamento de projetos educacionais.

A Prefeitura de Laguna abriu um inquérito administrativo para apurar o caso e afirmou que a Secretaria de Saúde tem gestão própria e que suas decisões não passam pela administração do município. De acordo com o prefeito, a secretária de Saúde foi afastada enquanto a denúncia é apurada e o caso deve ser enviado também para o Ministério Público.

Referências:

1. Instagram (@kleberkek)
2. Instagram (@prefeituradelaguna)
3. Agora Laguna
4. Prefeitura de Laguna

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.