Posts enganam ao dizer que coletiva de deputados nos EUA e visita de Bolsonaro a Goiás não tinham público

Por Luiz Fernando Menezes

14 de março de 2024, 17h11

Não é verdade que os parlamentares brasileiros que concederam uma entrevista à imprensa em Washington, em frente ao Congresso dos Estados Unidos, estavam fingindo falar para o público. O evento foi acompanhado pela imprensa e transmitido ao vivo por um canal de TV. Tampouco é verdade que um vídeo mostre o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) acenando para ninguém durante uma visita em Goiás: registros de outro ângulo do mesmo momento atestam que havia dezenas de pessoas acenando de volta para ele.

As publicações enganosas acumulavam ao menos 7.000 curtidas no Instagram e centenas de compartilhamentos no Facebook e no X (ex-Twitter) até a tarde desta quinta-feira (14).

Leia mais
WHATSAPP Inscreva-se no nosso canal e receba as nossas checagens e reportagens

Selo falso

Deputados fingindo que tinham público igual Bolsonaro fingiu que estava acenando para uma multidão.

Imagem de entrevista de deputados nos EUA ao lado de vídeo de Bolsonaro aparentemente acenando para ninguém

Diferentemente do que afirmam publicações virais nas redes, havia pessoas acompanhando tanto a entrevista à imprensa concedida por parlamentares brasileiros e americanos na última terça-feira (12) quanto a visita de Bolsonaro a Goiás em abril de 2020.

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) solicitou, em fevereiro, uma audiência no Congresso americano, mas seu pedido foi vetado. Mesmo assim, ele e outros parlamentares brasileiros foram aos Estados Unidos e concederam uma entrevista à imprensa do lado de fora do Congresso para denunciar, segundo as palavras do próprio Eduardo, o “autoritarismo judicial e a perseguição política aos oposicionistas no Brasil”.

O evento contou com a presença do deputado republicano Chris Smith e foi acompanhado por jornalistas. A entrevista foi transmitida ao vivo pelo canal americano NTD e noticiada, por exemplo, pela Gazeta do Povo e pelo The Epoch Times. Um fotógrafo da AFP também registrou a fala dos deputados. Nas imagens divulgadas pelos participantes, é possível verificar a presença de jornalistas.

O vídeo do ex-presidente Bolsonaro compartilhado pelas publicações também não mostra um evento vazio, ao contrário do que afirmam as peças. Na ocasião, registrada em abril de 2020, ele visitou as obras de um hospital de campanha em Águas Lindas de Goiás.

No trecho que vem sendo compartilhado nas redes, publicado pelo extinto canal Foco do Brasil, o ângulo da câmera não mostra o local onde está localizado o grupo de apoiadores ao qual o presidente acena. Em um registro feito pelo Poder360, é possível verificar que havia dezenas de pessoas se despedindo de Bolsonaro naquele momento (veja abaixo).

Imagem de cima mostra Bolsonaro acenando para multidão; imagem de baixo mostra o ângulo que circula nas redes e não mostra a aglomeração de pessoas
Visita. Gravação de outro ângulo prova que Bolsonaro se despedia de um grupo de pessoas (Reprodução/Poder360)

Além disso, foi noticiado pela imprensa que a visita do então presidente gerou pequenas aglomerações no local, o que, inclusive, resultou em críticas — naquele momento havia a recomendação de isolamento social para conter a Covid-19.

Referências:

1. Veja
2. YouTube (NTD e Poder360)
3. Gazeta do Povo
4. The Epoch Times
5. Getty Images
6. Folha de S.Paulo

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.