🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Abril de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Chatbot Fátima agora envia newsletter no WhatsApp com reportagens do Aos Fatos

27 de abril de 2022, 14h13

A Fátima, robô checadora do Aos Fatos, ganhou uma nova função nesta quarta-feira (27): agora, ela envia uma newsletter diária com as últimas reportagens que publicamos.

Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem para o número (21) 99747-2441. Ao receber o menu inicial do chatbot, o usuário deve selecionar a opção 3 e confirmar sua inscrição.

As melhorias fazem parte da preparação do Aos Fatos para a cobertura das eleições de 2022. Segundo pesquisa Mobile Time/Opinion Box de fevereiro, o WhatsApp é o serviço de mensagens privadas mais utilizado do Brasil: a pesquisa estima que 99% dos smartphones do país tenham o aplicativo.

“Receber informação confiável por meio do aplicativo mais usado no Brasil é imperativo para um combate à desinformação mais eficiente. Ocupar espaços como o WhatsApp é central para alcançar mais usuários e desmontar mentiras”, diz Tai Nalon, diretora executiva e cofundadora do Aos Fatos.

A nova funcionalidade foi desenvolvida internamente pelas equipes de tecnologia, inovação e audiência do Aos Fatos. Com isso, a Fátima substitui o antigo número de telefone celular da redação, usado desde 2018 para o envio manual de informações a uma lista de transmissão com mais de 10 mil inscritos.

“A Fátima vai eliminar o trabalho manual de envio dos boletins diários e, com isso, teremos mais tempo para uma interação qualitativa com os nossos leitores”, explica Ana Rita Cunha, diretora de estratégia e comunidades do Aos Fatos.

A mudança integra uma série de atualizações na Fátima. Lançada em maio de 2020 com tecnologia desenvolvida pelo Aos Fatos, a chatbot para WhatsApp inicialmente ajudava usuários a encontrarem checagens sobre temas relacionados à pandemia de Covid-19.

Desde então, a robô checadora ficou mais potente: ajuda a checar diversos temas e aprendeu a reconhecer links, imagens e correntes com informações falsas que já haviam sido checadas pela equipe do Aos Fatos.

“A Fátima é uma ferramenta poderosa contra a desinformação. Mais precisão e mais agilidade nas respostas se traduzem em um acesso democrático a conteúdos de qualidade”, afirma Carol Cavaleiro, diretora de inovação do Aos Fatos.

FÁTIMA EM OUTRAS PLATAFORMAS

Além do WhatsApp, a Fátima também possui versões para Messenger e Twitter, mas com objetivos diferentes. No aplicativo da Meta, a robô compartilha dicas para detectar conteúdos falsos. Já no Twitter, a bot alertava, por meio do perfil @fatimabot, quando um link com informações falsas, já checado por Aos Fatos, era compartilhado na rede.

Projeto vencedor do Prêmio Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados em 2019, a Fátima no Twitter teve seu funcionamento unilateralmente suspenso pela plataforma em agosto de 2021, sob a alegação de que o serviço público exercido pelo robô violava suas regras de spam.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.