Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr

🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Maio de 2016. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Brasil, fora da curva?

Por Sérgio Spagnuolo

18 de maio de 2016, 12h42

O governo do presidente da República interino, Michel Temer, se propõe a controlar as contas públicas, a dívida nacional, o desemprego e a inflação. O objetivo, segundo sua equipe, é retomar o crescimento econômico e atrair investimentos.

Enquanto isso, em meio a uma severa crise política, o país viu a inflação crescer, o desemprego aumentar, a dívida pública avançar e o PIB (Produto Interno Bruto) diminuir. Mas, se as coisas estão ruins por aqui, como está o restante do mundo nas mesmas questões?

Aos Fatos, em parceria com o Volt Data Lab, preparou uma série de gráficos para mostrar onde o país se encaixa no cenário mundial, a partir de alguns dos indicadores mais importantes da economia: crescimento do PIB, relação da dívida sobre o PIB, desemprego e taxa de inflação.

A reportagem concluiu que, em que pese o precário cenário macroeconômico brasileiro, ainda há fôlego para recuperação. A dívida pública do país (de 66,2% do PIB), por exemplo, embora tenha se distanciado da média mundial, ainda é bem menor que a de grandes economias como a Itália (132,7%), a do Japão (229,2%) e a da França (95,8%).

No entanto, quando o quesito é crescimento econômico, o desempenho brasileiro em relação ao restante do mundo é grave. Se a economia brasileira viu retração de -3,8% em 2015, apenas países pobres, com crises internas e em guerra como Iêmen (-28,1%), Serra Leoa (-21,5%), Ucrânia (-9,9%) e Líbia (-6,4%) registraram rendimento pior.

Veja o que checamos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.