🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Outubro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Assédio eleitoral é crime! Saiba como denunciar

29 de outubro de 2022, 20h22

Numa democracia, todo mundo tem o direito de escolher seu candidato durante o processo eleitoral. Essa escolha é secreta e o sigilo do voto precisa ser garantido. Mas isso nem sempre é respeitado no Brasil. Só nestas eleições, o Ministério Público do Trabalho recebeu até o momento mais de mil denúncias de assédio eleitoral no trabalho. Quase cinco vezes o número total de ocorrências registradas durante toda a campanha eleitoral de 2018. São casos de pessoas que se sentem coagidas a votar num candidato específico com medo de perder o emprego, por exemplo.

Esse tipo de prática é um crime previsto por lei. No nono episódio do Ora da Verdade, o Thiago Guimarães do Ora Thiago explica o que é assédio eleitoral e o que fazer se você for vítima dele.

O Ora da Verdade é uma série de vídeos multiplataforma do Aos Fatos que tem como objetivo combater a desinformação durante as eleições de 2022. O projeto conta com apoio institucional do Twitter Brasil.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.