O Aos Fatos é uma das organizações selecionadas para integrar a edição deste ano do JournalismAI, programa que apoia o desenvolvimento de ferramentas de inteligência artificial aplicadas ao jornalismo. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (1º) no site da universidade britânica LSE (London School of Economics and Political Science), que organiza a iniciativa.
O projeto inscrito no edital, batizado de NoticIA, foi elaborado em parceria com os sites Newtral, da Espanha, e Núcleo Jornalismo, do Brasil. Seu objetivo é desenvolver uma plataforma que facilite a criação de chatbots jornalísticos baseados em Grandes Modelos de Linguagem (LLMs na sigla em inglês). Esse tipo de tecnologia é usado, por exemplo, no ChatGPT, da OpenAI.
"Uma das aplicações mais interessantes de modelos de linguagem no jornalismo é a criação de novas formas interação com os leitores. No entanto, o risco de que reproduzam informações falsas e seu custo relativamente alto de implementação ainda são uma barreira para que sejam usados em redações. O NoticIA tentará contribuir para resolver esses dois problemas", afirma Bruno Fávero, diretor de inovação do Aos Fatos e coordenador do projeto.
Criado em 2019, o JournalismAI dá apoio financeiro e mentoria para veículos que queiram desenvolver, de forma colaborativa, ferramentas de inteligência artificial para o jornalismo. Na edição deste ano, foram selecionados seis projetos que serão desenvolvidos por 16 organizações de 11 países. Além de Aos Fatos, Newtral e Núcleo, participarão do programa veículos como BBC, Reuters, Deustche Welle, ABC Australia, India Today, entre outros.
Veja a lista completa de projetos e organizações no site da LSE.
🎉 We are excited to announce the 2023 #JournalismAI Fellowship cohort supported by @GoogleNewsInit!
— Polis@LSE (@PolisLSE) June 1, 2023
32 journalists and technologists from 15 news organisations across the world will collaborate over the next 6 months and use AI to enhance journalism.https://t.co/oRVvL2Z4XF