Aos Fatos ganha financiamento para monitorar desinformação sobre saúde na publicidade digital

9 de abril de 2024, 18h05

Aos Fatos foi selecionado pelo fundo de inovação Codesinfo e receberá R$ 100 mil para desenvolver uma ferramenta de monitoramento de desinformação sobre saúde em anúncios publicitários na internet. A informação foi publicada na sexta-feira (5) no site do projeto, organizado pelo Google News Initiative e pelo Projor.

A proposta do Aos Fatos, uma das cinco contempladas, consiste em desenvolver um modelo de código aberto que usa inteligência artificial para coletar e analisar conteúdo publicitário de sites jornalísticos. O objetivo é entender como desinformadores estão se aproveitando dos chamados anúncios nativos (que se disfarçam de notícias) para disseminar informações falsas sobre saúde.

Além do Aos Fatos, receberão apoio do Codesinfo Ambiental Media, Folha de S.Paulo, Folha do Mate e Núcleo. Segundo a organização do fundo, o júri analisou 47 propostas e escolheu os cinco vencedores usando os critérios de “originalidade, exequibilidade técnica, adequação orçamentária, grau de inovação e plano de compartilhamento de resultados”.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.