🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Outubro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo mentiroso de Carla Zambelli somou 97 mil visualizações até sair do ar

Por Ethel Rudnitzki e João Barbosa

10 de outubro de 2022, 17h25

A deputada federal reeleita Carla Zambelli (PL-SP) tornou privado e depois deletou um vídeo postado por ela no YouTube que difundia uma versão falsa sobre a presença de urnas em um sindicato em Itapeva (SP). A gravação, na verdade, mostra auxiliares contratados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que realizavam a cerimônia de preparação dos equipamentos no local alugado pela Justiça Eleitoral, conforme desmentido pelo Aos Fatos e pelo TSE.

  • O conteúdo foi publicado pela parlamentar no dia 27 de setembro, quatro dias antes do primeiro turno das eleições;
  • Na quinta (6), o TSE determinou que as plataformas Kwai, Twitter e YouTube removessem o conteúdo em até 24 horas, sob multa diária de R$ 50 mil em caso de descumprimento;
  • A postagem de Zambelli, no entanto, acumulava 97.325 visualizações até domingo (9), quando foi retirada do ar por iniciativa da própria parlamentar.

Postagens com o conteúdo enganoso circularam em ao menos cinco comunidades de WhatsApp e Telegram monitorados pelo Radar Aos Fatos no final de semana do primeiro turno das eleições.

Questionada, a deputada não informou o motivo que levou a excluir o vídeo nem se reconhece que o conteúdo era inverídico. O Aos Fatos também entrou em contato com o YouTube para saber por que o vídeo não havia sido excluído pela plataforma, mas não obteve resposta até a publicação. A reportagem permanece aberta para manifestações dos citados.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.