Vídeo mostra Lula sendo saudado em Uberlândia, não hostilizado em Caruaru

Por Ethel Rudnitzki

20 de junho de 2022, 17h26

É uma montagem o vídeo que mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sendo xingado durante as comemorações de juninas em Caruaru (PE) neste ano (veja aqui). As imagens originais foram feitas em Uberlândia (MG), e o áudio em que as pessoas gritam “ladrão” foi adicionado por meio de edição. Não há registros de que o petista tenha sido hostilizado no evento na cidade mineira nem que ele tenha participado das festividades juninas em Caruaru.

O vídeo enganoso foi publicado originalmente no TikTok, onde atingiu mais de 1,7 milhão de visualizações, e republicado no Facebook, com centenas de compartilhamentos.


Selo falso



Um vídeo que circula nas redes sociais engana ao afirmar que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi recebido com gritos de “ladrão” durante as festividades juninas em Caruaru (PE). As imagens foram gravadas em Uberlândia (MG) em 15 de junho, e o áudio com os xingamentos foi inserido por meio de edição. A gravação verdadeira foi postada pelo sindicalista Gil Carteiro em seu perfil no TikTok e mostra Lula em encontro com apoiadores.

No vídeo, é possível ouvir o ex-presidente sendo recebido com palmas ao som do jingle de Alexandre Kalil (PSD), ex-prefeito de Belo Horizonte e candidato ao governo de Minas Gerais. A montagem tenta ainda esconder com stickers a marca d'água do verdadeiro autor da gravação, que segue parcialmente visível.

No último fim de semana, Lula esteve em Natal, Maceió e Aracaju, mas não participou de festividades de São João em Caruaru ou em qualquer outra cidade pernambucana.

A peça desinformativa também foi checada pelo Boatos.org.

Referências:

1. TikTok
2. Poder 360 (1, 2)
3. PT (1, 2, 3)

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.