🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Outubro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo que mostra confusão entre petistas em Aracaju é de 2013 e não tem relação com ato de Lula

1 de outubro de 2022, 19h22

Esta checagem foi publicada originalmente pelo Projeto Comprova, parceiro do Aos Fatos no CheckBR, colaboração entre iniciativas de fact-checking brasileiras para verificar desinformação eleitoral. Acesse aqui a verificação original.

Não é recente nem tem relação com um ato do ex-presidente e candidato do PT ao Planalto, Luiz Inácio Lula da Silva, um vídeo que circula nas redes sociais que mostra uma confusão entre pessoas vestidas de vermelho, como afirmam postagens nas redes sociais (veja aqui). As imagens foram gravadas em 2013, durante o PED (Processo de Eleições Diretas) do PT daquele ano, em Aracaju (SE).

As postagens enganosas circulam no TikTok, com mais de 200 mil visualizações, e também no Facebook, no qual acumulam mais de 50 mil compartilhamentos até este sábado (1º).


Selo falso

Alegação falsa de confusão durante ato de Lula em Sergipe

Não mostra uma “confusão para pagar o povo que foi participar do ato de Lula” em Aracaju (SE) um vídeo que circula no TikTok e é reproduzido em outras redes sociais. As imagens foram gravadas em 2013, durante o PED (Processo de Eleições Diretas) do PT daquele ano.

Em contato com a reportagem do Projeto Comprova, a assessoria de comunicação do PT em Sergipe confirmou que o vídeo foi gravado em 2013. Uma das pessoas que aparece na discussão é o senador Rogério Carvalho (PT-SE), hoje candidato ao governo do Estado de Sergipe, e que concorria à presidência do partido.

"Por ser um processo eleitoral interno do partido, marcado tradicionalmente por disputas acirradas, aconteceu essa tensão entre ele e alguns militantes, que logo depois foi superada internamente, mas hoje está sendo divulgado em forma de fake news", declarou Plínio Pugliesi, secretário de comunicação do PT sergipano.

Há elementos nas imagens que mostram que o vídeo é antigo. Aparecem, por exemplo, militantes com o número 180 na camisa, que era o de Rui Falcão, que concorria à presidência nacional do PT naquele ano. Uma reportagem exibida pelo telejornal Bom Dia SE, da TV Sergipe, afiliada à Rede Globo, mostra pessoas com a mesma camiseta durante o processo eleitoral do partido em Aracaju. Nenhum dos sete candidatos ao Senado de Sergipe em 2022 usa o número 180 nestas eleições.

Lula esteve em Sergipe no dia 18 de junho deste ano, e não há registros de que tenha ocorrido alguma confusão semelhante no ato.


Neste fim de semana, o Aos Fatos se uniu às iniciativas de checagem AFP Checamos, Boatos.org, Comprova, E-Farsas, Fato ou Fake e Lupa para verificar em conjunto a desinformação sobre as eleições.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.