🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Junho de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo sobre confronto na fronteira entre Brasil e Venezuela é de 2019, não atual

Por Milena Mangabeira

19 de junho de 2023, 18h21

Não é verdade que oficiais do Exército brasileiro foram atacados por membros do Exército venezuelano durante conflito recente na fronteira entre os dois países, como alegam publicações nas redes. O vídeo compartilhado pelas peças de desinformação é um trecho de uma reportagem da GloboNews de 2019 que noticia um conflito ocorrido em território brasileiro entre manifestantes venezuelanos e a Guarda Nacional Bolivariana, que tentava impedir a chegada de ajuda humanitária.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam mais de 3.500 compartilhamentos no Facebook nesta segunda-feira (19). O conteúdo circula também no WhatsApp, plataforma em que não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).


Selo falso

O EXÉRCITO BRASILEIRO TOMANDO TIRO DE BORRACHA DO EXÉRCITO VENEZUELANO. ACABOU.... Algum órgão da mídia nacional mostrou isso???? Nenhum!! A ordem da NOM é tratar a Venezuela como disse Lula: um problema de narrativa.

Conflito entre manifestantes e militares venezuelanos aconteceu em 2019, e não no governo Lula

Publicações que circulam nas redes têm compartilhado como se fosse recente um trecho de uma reportagem veiculada em fevereiro de 2019 pela GloboNews sobre um conflito ocorrido entre manifestantes venezuelanos e a Guarda Nacional Bolivariana em território brasileiro. Na ocasião, militares do país vizinho tentavam impedir a chegada de ajuda humanitária.

No vídeo compartilhado pelas peças de desinformação, o coronel do Exército brasileiro José Jacaúna afirma que membros da Guarda Nacional Bolivariana atiraram bombas de gás lacrimogêneo e dispararam tiros em território brasileiro contra civis de seu país instalados em Pacaraima (RR), que lançaram pedras e coquetéis molotov contra uma base militar venezuelana.

O conflito teve início após o regime de Nicolás Maduro mandar fechar a fronteira de seu país com o Brasil para evitar a chegada de ajuda humanitária, articulada pela oposição ao seu governo liderada pelo autoproclamado presidente da Venezuela, Juan Guaidó.

Outra mentira disseminada pelos posts enganosos é que a mídia nacional não teria feito a cobertura do conflito e que apenas um veículo local teria noticiado o acontecimento. Além de ter sido veiculado na GloboNews, o caso foi noticiado pela Folha de S.Paulo e pelo Fantástico, por exemplo.

Referências:

1. G1 (1, 2, 3)
2. Folha de S.Paulo
3. Fantástico

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.