Site clone do Aos Fatos é retirado do ar por falsificação de identidade

Compartilhe

Revelado em reportagem do Aos Fatos como parte de uma rede de sites de desinformação, a página Jornal Aos Fatos foi retirada do ar nesta quinta-feira (14) pelo Blogger, serviço de hospedagem de sites do Google. A plataforma confirmou denúncia feita por Aos Fatos de que a página violava a política de conteúdo do Blogger por falsificação de identidade.

Nesta quarta-feira (13), Aos Fatos mostrou que uma rede de sites de fake news punida pela Justiça Eleitoral no ano passado se apropriou do nome Aos Fatos para espalhar desinformação na internet, por meio do site aosfatos.com, ou Jornal Aos Fatos. O domínio da página agora suspensa foi comprado em 31 de janeiro deste ano e, desde então, publicava sistematicamente conteúdo com informações falsas.

A reportagem informou ainda que a página fake está vinculada a uma rede de mais de uma dezena de sites que usa ferramentas do Google para hospedar conteúdo e fazer dinheiro por meio de publicidade, como O Detetive (hoje fora do ar), Notícias Brasil Online, Pensa Brasil e Descobrindo As Verdades. Aos Fatos já desbancou conteúdo falso ou distorcido desses sites ao menos 14 vezes.

Leia a reportagem completa

Compartilhe

Leia também

Relatório da PF inclui Aos Fatos na lista de monitorados ilegalmente pela ‘Abin Paralela’

Relatório da PF inclui Aos Fatos na lista de monitorados ilegalmente pela ‘Abin Paralela’

Meta fecha os olhos para golpes por receio de perder verbas de publicidade

Meta fecha os olhos para golpes por receio de perder verbas de publicidade

falsoNetanyahu não disse que país ocidental forneceu urânio para programa nuclear do Irã

Netanyahu não disse que país ocidental forneceu urânio para programa nuclear do Irã