🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Agosto de 2021. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Justiça de SP decide extinguir ação de influenciador bolsonarista contra Aos Fatos

20 de agosto de 2021, 15h20

A Justiça de São Paulo determinou nesta quinta-feira (19) a extinção de processo movido pelo influenciador bolsonarista Flavio Azambuja Martins contra o Aos Fatos por danos morais. Na ação, movida no início deste ano na 1ª Vara Especial Cível do Foro de Jabaquara e Saúde, em São Paulo, o autor alegava que reportagem do Aos Fatos veiculava informações falsas sobre o site Senso Incomum, onde escreve sob o pseudônimo Flavio Morgenstern. A reportagem em questão mostrou em 2020 como sete sites lucraram com anúncios no Google ao publicar desinformação sobre a pandemia, mas não menciona em momento algum o blogueiro.

Em sua decisão, o juiz Marcos Blank Gonçalves não chegou a julgar o mérito da acusação. Avaliou que o autor não comprovou vínculo formal com o site Senso Incomum, seja como proprietário ou responsável. Decidiu, por isso, que Flavio Azambuja Martins não tinha legitimidade ativa para propor a ação.

"Compulsando os autos, verifico que o autor pleiteia reparação por danos morais, alegando que as requeridas teriam, erroneamente, afirmado que teria cometido propagação das chamadas 'fake news' (informações noticiosas que não representam a realidade, mas que são compartilhadas na internet como se fossem verídicas, principalmente através das redes sociais). No entanto, examinando os documentos apresentados em conjunto com a exordial, verifico que não houve menção nominal da requerida ao autor (Flavio Azambuja Martins) e sim ao sítio eletrônico 'Senso Incomum' – sendo certo que não houve comprovação de que o autor é proprietário ou responsável pelo mesmo", completou o juiz.

"Trata-se de um desfecho exemplar para uma ação que foi movida com o claro intuito de intimidar o Aos Fatos. Os autores são hábeis em pedir reparação, mas sequer comprovam a titularidade do próprio site", diz Flavia Penido, advogada que representou Aos Fatos na ação.

Ainda cabe recurso à decisão, estipulado em um prazo de dez dias desde a publicação da sentença.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.