É falso que torcidas organizadas farão ato pró-democracia durante manifestação convocada por Bolsonaro

Por Gisele Lobato

15 de fevereiro de 2024, 17h21

Não é verdade que as torcidas organizadas de futebol do São Paulo, do Corinthians, do Palmeiras e do Santos marcaram um ato pró-democracia na avenida Paulista, em São Paulo, para concorrer com a manifestação convocada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para o próximo dia 25. A Mancha Verde, a Independente e a Gaviões da Fiel negaram ao Aos Fatos estar organizando qualquer tipo de protesto. Também não foi localizada nas redes qualquer convocação por parte da Torcida Jovem do Santos.

A peça desinformativa acumulava ao menos 8.000 curtidas no Instagram e mais de 1.200 compartilhamentos no X (ex-Twitter) até a tarde desta quinta-feira (15). Correntes com a alegação falsa circulavam também no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).


Selo falso

Mas que maravilha. As torcidas organizadas do São Paulo, Corinthians, Palmeiras e Santos vão se reunir na Paulista em prol da democracia no mesmo dia em que o golpista inelegível marcou manifestação pelo medo da prisão.

Imagem mostra escudos de Santos, Palmeiras, Corinthians e São Paulo. Acima, legenda de post diz que torcidas organizadas farão ato no mesmo dia e local de manifestação convocada por Bolsonaro

São mentirosas as publicações que afirmam que as maiores torcidas organizadas paulistas vão se reunir numa manifestação pró-democracia na avenida Paulista no próximo dia 25 de fevereiro, data do ato convocado por Jair Bolsonaro.

Na última quarta-feira (14), após a desinformação viralizar, a diretoria da Mancha Verde — torcida do Palmeiras — publicou nota de esclarecimento em suas redes negando que tenha feito “qualquer convocação para que seus associados compareçam a manifestações de cunho político”.

Já a Torcida Independente, do São Paulo, afirmou em nota enviada ao Aos Fatos que “não se envolverá em ato político no dia 25 de fevereiro” e que quem comparecer a alguma manifestação “estará participando com o próprio RG e CPF, não representando a posição oficial da Torcida Independente”.

A Gaviões da Fiel, do Corinthians, por sua vez, negou ao Aos Fatos que tenha feito qualquer chamado ou pronunciamento convocando para manifestações.

Também Danilo Pássaro, um dos líderes do Movimento Somos Democracia — que reuniu torcedores de diferentes clubes de futebol para protestos políticos durante o governo de Bolsonaro — usou suas redes para desmentir a mobilização. “Não há articulação entre as torcidas para organizar uma manifestação no dia 25, que coincidentemente é o mesmo dia de uma convocada pelo inelegível. É fake!”.

O Aos Fatos não conseguiu contato com a Torcida Jovem do Santos, mas não há, nas redes da entidade, qualquer convocação para manifestações políticas no próximo dia 25.

Leia mais
BIPE Desinformação eleitoral de Bolsonaro seria usada para justificar golpe, aponta investigação
BIPE Bolsonaro usou ‘reunião do golpe’ para difundir falso elo entre PT e PCC, que viralizou na eleição

A informação falsa viralizou na última terça (13), um dia depois de Bolsonaro convocar apoiadores para um “ato pacífico” na avenida Paulista. A manifestação tem sido apontada como resposta à operação realizada pela Polícia Federal na semana passada para cumprir mandados de busca e apreensão contra alvos suspeitos de tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito.

Algumas peças de desinformação exibiam um print de uma notícia antiga do Metrópoles sobre uma convocação feita no começo de 2023 por coletivos de torcedores. Naquela ocasião, foram organizados atos na avenida Paulista em resposta aos ataques de 8 de janeiro às sedes dos Três Poderes, em Brasília. Os prints usados pelas peças de desinformação foram modificados para apagar a data de publicação da reportagem.

Referências:
1. UOL (1 e 2)
2. X (@torcidamv83 e @passarodanilo)
3. O Estado de São Paulo
4. G1
5. Metrópoles

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.