🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Dezembro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É falso que vídeo mostra navio do Qatar descarregando tanques no Brasil

Por Amanda Ribeiro

28 de dezembro de 2022, 15h38

Não é verdade que um vídeo mostra navios do Qatar carregados com tanques de guerra chegando ao Brasil em dezembro de 2022, como afirmam publicações nas redes sociais. O vídeo mostra o desembarque de material bélico por uma embarcação dos Estados Unidos no porto de Vlissingen, na Holanda, durante um exercício militar da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) realizado em março deste ano.

As publicações com o contexto enganoso acumulavam ao menos 6.200 compartilhamentos no Facebook até a tarde desta quarta-feira (28).


Selo falso

Navios do Qatar carregados com tank chegaram ao Brasil

Posts usam vídeo de embarcação americana descarregando tanque na Holanda para sugerir que o Qatar ajudaria Bolsonaro em um golpe de Estado no Brasil

Um vídeo que mostra uma embarcação dos Estados Unidos descarregando um tanque militar na Holanda circula com a afirmação mentirosa de que se trata de equipamentos bélicos enviados do Qatar que chegaram ao Brasil para ajudar em um golpe militar. As imagens foram gravadas no porto de Vlissingen, em março deste ano, e registram os preparativos para o Defender 22, exercício militar anual realizado pelos Estados Unidos na Europa como parte das atividades da Otan.

Em 29 de março deste ano, o Ministério da Defesa holandês anunciou a chegada da embarcação Cape Washington, que aparece no vídeo. Além de tanques, o exército americano transportava equipamentos, contêineres e materiais de manutenção. O Defender 22 se estendeu de abril a setembro deste ano.

As imagens divulgadas nas peças de desinformação não aparecem no site do governo holandês, mas é possível verificar pelas fotos publicadas que se trata do mesmo navio e do mesmo veículo militar. A gravação com o contexto correto também foi publicada nas redes em março deste ano.

Comparação entre imagem publicada pelo Ministério da Defesa da Holanda em março e o vídeo compartilhado pelas peças de desinformação mostra que se trata da mesma cena.
Comparação. Imagem publicada pelo Ministério da Defesa holandês (acima) mostra a embarcação e o veículo militar que aparecem no vídeo desinformativo (abaixo)

Publicações que sugerem que o governo do Qatar estaria conspirando com o presidente Jair Bolsonaro (PL) para aplicar um golpe de Estado no Brasil passaram a circular nas redes depois que um despacho decisório do Ministério da Defesa e do Comando da Marinha autorizou que navios de guerra do país circulassem pelas águas brasileiras entre 11 de dezembro deste ano e 6 de janeiro de 2023.

Referências:

1. US Army Europe and Africa
2. Ministério da Defesa da Holanda
3. Exército dos Estados Unidos (1 e 2)
4. Facebook (Kuine's Military Photography)

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.