🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Outubro de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Imagens não mostram militares presos por transportar drogas em fundo falso de caminhão

Por Luiz Fernando Menezes

18 de outubro de 2023, 16h23

Não é verdade que uma foto de dois homens fardados sendo algemados mostra oficiais do Exército presos por transportar drogas no fundo falso de um caminhão. A imagem foi registrada durante uma operação que prendeu civis em Mato Grosso do Sul que se disfarçaram de militares para transportar os entorpecentes. As peças de desinformação também compartilham um registro de outra operação ocorrida em Santa Catarina que não tem relação com o caso da foto.

As peças de desinformação acumulam 180 mil visualizações no Kwai e centenas de visualizações no TikTok. O conteúdo também circula no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).


Selo falso

Polícia Federal prende muitas drogas em fundo falso em caminhão 🚚 do Exército.

Duas fotos de operações policiais que mostram drogas apreendidas e pessoas detidas são compartilhadas junto da legenda: PF prende drogas em caminhão do Exército

Publicações nas redes enganam ao alegar, com base em registros descontextualizados de operações policiais, que a PF (Polícia Federal) teria apreendido drogas escondidas no fundo falso de um veículo do Exército Brasileiro. As peças de desinformação, na verdade, usam imagens de dois casos sem qualquer relação com as Forças Armadas:

Na primeira imagem, divulgada pela PMSC (Polícia Militar de Santa Catarina), são mostrados 120 kg de maconha apreendidos no município de São José (SC) durante a Operação Infinito 360. A ação, que teve início no primeiro semestre deste ano, combate o tráfico e o crime organizado no estado e já resultou na prisão de 513 pessoas, além da apreensão de armas de fogo e drogas.

Policiais seguram bandeira da PMSC; ao fundo, maconha apreendida está colocada sobre escrivaninha
Drogas. 120 kg de maconha foram apreendidos durante a Operação Infinito 360, em SC (PMSC)

Já a outra foto, que mostra dois homens fardados algemados, foi registrada em julho deste ano em Sidrolândia (MS). Na ocasião, as forças policiais da região prenderam três pessoas acusadas de transportar drogas em uma caminhonete camuflada com a identidade visual do Exército Brasileiro. Os criminosos também usavam fardas falsificadas.

Dois homens fardados ajoelhados em frente a um carro são algemados por policial militar
Falsos militares. Homens presos no MS usavam farda falsificada para tentar enganar policiais (PCMS)

Referências:

1. ND+ (1 e 2)
2. Capital News
3. Sinpol-MS

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.