É falso que Bolsonaro e Nikolas Ferreira pediram doações para ato em SP

Por Marco Faustino

19 de fevereiro de 2024, 16h50

Não é verdade que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) estejam pedindo doações para um ato político programado para o dia 25 de fevereiro em São Paulo. Trata-se de um golpe. As peças de desinformação compartilham vídeos falsificados para fazer crer que os políticos estão divulgando um site para receber dinheiro como forma de custear a organização do evento.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 2.000 compartilhamentos no Facebook e 3.000 curtidas no Instagram nesta segunda-feira (19).

Leia mais
WHATSAPP Inscreva-se no nosso canal e receba as nossas checagens e reportagens

Selo falso

Presidente [Jair Bolsonaro] convoca manifestantes e pede colaboração [financeira] para evento em 25 de fevereiro

Posts difundem vídeos falsificados de convocação de Bolsonaro para ato político na Avenida Paulista para fazer crer que ex-presidente pediu ajuda financeira para custear o evento, o que é falso.

Posts nas redes enganam ao difundir vídeos editados para fazer crer que o ex-presidente Jair Bolsonaro e o deputado Nikolas Ferreira têm divulgado um site para receber contribuições financeiras, e custear um ato político programado para o dia 25 de fevereiro na avenida Paulista, em São Paulo. Trata-se de um golpe. Até o momento não foi criado qualquer site oficial do evento e, nas gravações originais, Ferreira e Bolsonaro não fazem qualquer pedido para o envio de doações para atos políticos.

  • No vídeo original publicado em 12 de fevereiro no X (ex-Twitter), Bolsonaro convoca apoiadores a comparecerem à Paulista no último domingo de fevereiro para um ato pacífico em defesa do Estado Democrático de Direito. Bolsonaro também pede que sejam utilizadas roupas nas cores verde e amarela;
  • Já na gravação difundida pelas peças checadas, uma voz semelhante à de Bolsonaro foi inserida para fazer crer que o ex-presidente pede contribuições para pagar a estrutura do evento por meio do site oultimoato.site, o que é falso;
  • Algumas das peças checadas fazem crer que o site R7 e telejornais da Record difundiram o pedido de ajuda financeira, o que tampouco é verdade;
  • No caso de Nikolas Ferreira, os golpistas editaram um vídeo publicado em junho de 2023, no qual o parlamentar pede doações por meio do Pix — não por sites — para Bolsonaro pagar multas de processos jurídicos, o que é omitido no vídeo editado;
  • A gravação falsa possui uma série de trechos editados, onde é possível notar as mudanças entre o áudio original e uma voz similar à do parlamentar. Nos trechos enganosos, o parlamentar aparece pedindo contribuições financeiras pelo mesmo site difundido nas peças referentes a Bolsonaro. Ferreira confirmou ao jornal O Estado de S. Paulo que o vídeo é falso e que estuda medidas contra o conteúdo.

Em busca na imprensa e nas redes sociais de Bolsonaro e de Ferreira, Aos Fatos não encontrou mensagens ou vídeos em que políticos tenham solicitado qualquer ajuda financeira para o ato programado para o próximo domingo.

Leia mais
Nas Redes Golpe usa vídeos falsos de personalidades, de Lula a Felipe Neto, para vender versão inexistente do jogo Subway Surfers

Por meio da ferramenta Dnslytics, Aos Fatos verificou que o domínio oultimoato.site foi criado no dia 17 de fevereiro, cinco dias após a convocação de Bolsonaro para o ato político, e que os dados dos responsáveis pelo site foram ocultados por meio de um serviço de proteção de privacidade, o que é uma prática comum em golpes virtuais.

Vídeos editados, com imitação da voz do deputado Nikolas Ferreira e de outros políticos e influenciadores digitais, já tinham sido utilizados em um outro golpe difundido em janeiro deste ano, que vendia uma versão inexistente do jogo Subway Surfers e roubava o dinheiro e os dados pessoais de usuários.

Referências:

1. Twitter (Fontes 1 e 2)
2. Instagram (Fontes 1 e 2)
3. O Estado de S. Paulo
4. Aos Fatos

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.