🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Agosto de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Decreto que autoriza compra de energia da Venezuela é anterior a apagão

Por Milena Mangabeira

18 de agosto de 2023, 11h31

Não é verdade que o governo Lula (PT) se aproveitou do apagão que atingiu grande parte dos estados brasileiros na última terça-feira (15) para publicar um decreto que permite a compra de energia da Venezuela. Os casos não têm qualquer correlação, já que a norma que autoriza a importação do recurso foi assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 4 de agosto, 11 dias antes do blecaute. A mudança deve beneficiar principalmente Roraima, único estado que não sofreu com a queda de energia por não estar conectado ao SIN (Sistema Interligado Nacional).

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam mais de 80 mil curtidas no Instagram até a tarde desta quinta-feira (17). Diferentes versões da alegação falsa também circulam no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).


Selo falso

O apagão de ontem foi só para justificar isso? Sério? Vamos comprar energia elétrica da Venezuela?

Print de publicação que mostra entrevista do ministro Alexandre Silveira ocorrida em 4 de agosto acompanhada de legenda que relaciona apagão de 15 de agosto a decreto que autoriza a retomada de compra de energia da Venezuela

Publicações têm compartilhado fora de contexto o trecho de uma entrevista concedida no dia 4 de agosto pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD-MG), à GloboNews para alegar que o governo Lula teria usado o apagão da última terça (15) como desculpa para comprar energia da Venezuela. Diferentemente do que sugerem os posts enganosos, no entanto, a norma que autoriza a importação do recurso de países vizinhos foi assinada 11 dias antes do blecaute e deve beneficiar principalmente Roraima, único estado que não sofreu com falta de energia por não estar ligado ao SIN.

No trecho da entrevista ao programa Conexão GloboNews que é compartilhado pelas peças de desinformação, Silveira comenta sobre a publicação do decreto 11.628, de 4 de agosto, que relança o programa Luz para Todos e autoriza que o Brasil volte a importar energia de outros países, como a Venezuela. Até março de 2019, o estado de Roraima recebia energia da hidrelétrica venezuelana de Guri, mas a transação foi suspensa pelo governo Bolsonaro (PL).

Roraima é o único estado a não fazer parte do SIN, rede de transmissão de energia que liga todas as outras unidades da federação. Por esse motivo, o estado foi o único a não ser afetado pelo apagão ocorrido na última terça (15). A energia da região é gerada por termelétricas locais.

Referências:

1. G1 (1, 2, 3)
2. Planalto (1, 2)
3. O Estado de S. Paulo

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.