🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Julho de 2021. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Aos Fatos comemora seis anos com site mais moderno e ágil

1 de julho de 2021, 12h50

Para dar início à comemoração do seu aniversário de seis anos, o Aos Fatos estreia nesta quinta-feira (1º) a nova versão do seu site. Com visual repaginado, a home ganhou novas funções e ficou ainda mais intuitiva, dando destaque a reportagens explicativas e investigativas e a projetos de inovação que agregam tecnologia e jornalismo. O redesenho confirma a missão do Aos Fatos de facilitar o acesso à informação de qualidade.

"Em seis anos, a internet brasileira mudou. Informações jornalísticas em formato digital suplantaram veículos impressos e hoje concorrem com a TV por audiência e impacto. Por isso, é imperativo que Aos Fatos priorize conteúdo de fácil compreensão e se comprometa estruturalmente a chegar a cada vez mais leitores", diz Tai Nalon, diretora executiva do Aos Fatos.


Impacto. Home do site foi repaginada para ficar mais intuitiva e dar mais destaque ao conteúdo

No carrossel da home, o leitor encontra as mais recentes reportagens e análises produzidas pela equipe do Aos Fatos. As checagens de peças de desinformação em circulação nas redes seguem fáceis de encontrar, mas a grande novidade é o destaque para a editoria Explicamos, que contextualiza e esclarece grandes assuntos do noticiário, como a vacinação contra a Covid-19.

Diretora de inovação do Aos Fatos, Carol Cavaleiro conta que a interface foi pensada a partir da observação do comportamento dos próprios leitores, que cada vez mais acessam conteúdo jornalístico pelo celular.

“A reformulação teve como base os hábitos de uso dos nossos leitores. Mais de 80% deles leem nosso conteúdo no celular. O novo site é mais leve, mais amigável”, explica Cavaleiro.


Coisa nossa. Explicadores e projetos consagrados do Aos Fatos ganham mais espaço na home

Projetos inovadores do Aos Fatos, que incorporam o uso da tecnologia no combate à desinformação, também ganharam mais destaque no redesenho. Ficou mais fácil acessar o monitor de desinformação Radar, em painel que revela o número de publicações de baixa qualidade encontradas pela ferramenta nos últimos sete dias e a variação deste número em relação à semana anterior.

Ao lado do painel, o leitor encontra, ainda, o contador de declarações checadas do presidente Jair Bolsonaro e o link para acessar a Fátima, robô desenvolvida pelo Aos Fatos para o WhatsApp que confere a veracidade de conteúdos enviados por usuários.


Audiência. Leitores agora também podem conferir no site as checagens mais lidas do dia

Outra novidade é a seção Mais lidas do dia, alimentada diretamente de dados do Google Analytics, e que permite conferir quais são as reportagens mais acessadas no site do Aos Fatos naquele momento. O Termômetro, ferramenta já existente na versão antiga da home, foi reformulado e deixa em evidência a diversidade dos personagens da política citados em checagens produzidas nos últimos 365 dias.

A nova home é a primeira ação do Aos Fatos para comemorar os seus seis anos. Na quarta-feira (7), dia do aniversário, a organização promove transmissão ao vivo no YouTube para debater a desinformação nas redes. O nome do primeiro convidado será confirmado em breve. O evento é o primeiro de uma série de lives que o Aos Fatos realizará quinzenalmente em seu canal no YouTube. Até lá, uma campanha nas redes sociais do Aos Fatos vai demonstrar, em números, o impacto do veículo no combate à desinformação no Brasil.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.