🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Maio de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo mostra ato bolsonarista em SP no 7 de Setembro, não no 1º de maio

Por Luiz Fernando Menezes

2 de maio de 2022, 17h30

Não foi gravado no domingo (1º) o vídeo que mostra uma manifestação de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) na Avenida Paulista, em São Paulo, como alegam postagens (veja aqui). As imagens foram registradas em 7 de setembro de 2021, durante um ato bolsonarista, e veiculadas em perfis de políticos aliados do governo naquela época.

Publicações com o vídeo em contexto enganoso acumulavam ao menos 110 mil visualizações no Kwai e 18 mil compartilhamentos no Facebook nesta segunda-feira (2).


Selo distorcido

Brasil em apoio ao nosso presidente Bolsonaro

Vídeo gravado em 2021 circula como se fosse de ato recente realizado no Dia do Trabalhador

Diferentemente do que afirmam publicações nas redes sociais, um vídeo gravado do topo de um prédio na avenida Paulista, em São Paulo (SP), não mostra o ato bolsonarista de domingo (1º), Dia do Trabalho. As imagens foram gravadas em 7 de setembro de 2021, em outra manifestação puxada por apoiadores do mandatário. A gravação foi veiculada na época pelo assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência, Filipe Martins.

No ato de 7 de setembro de 2021, 125 mil apoiadores do presidente se reuniram no local para ouvir o discurso do presidente, que fez ataques diretos ao ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes. Segundo o G1, o público chegou a ocupar 14 quarteirões da avenida.

No dia 1º de maio, não houve estimativa oficial de público na Avenida Paulista por parte dos órgãos de segurança. Dessa vez, a participação de Bolsonaro aconteceu por meio de vídeo, transmitido em um telão.

Referências:

1. Twitter (Fontes 1 e 2)
2. UOL (Fontes 1 e 2)
3. G1


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.