🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Julho de 2019. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Zélia Cardoso não foi embaixadora do Brasil nos EUA

Por Luiz Fernando Menezes

16 de julho de 2019, 15h40

Não é verdade que a ex-ministra da Economia, Fazenda e Planejamento do governo Collor, Zélia Cardoso de Mello, foi embaixadora do Brasil nos EUA antes de ocupar a pasta, como afirma publicação que circula nas redes (veja aqui). A economista, na verdade, integrou o departamento econômico da embaixada brasileira em Londres.

Até esta terça-feira (16), a peça de desinformação já acumula cerca de 1.500 compartilhamentos no Facebook. Todas as postagens foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de monitoramento da rede social (veja como funciona).


FALSO

Vc sabia que a Zélia Cardoso, antes de ser ministra, foi embaixadora do Brasil, nos EUA, sem falar inglês? Não, vc não se preocupava com o Brasil antigamente. Só agora, já que ele está sendo colocado nos trilhos!

Zélia Cardoso de Mello, ministra da Economia, Fazenda e Planejamento do governo de Fernando Collor de Melo, nunca foi embaixadora do Brasil nos EUA, como afirma uma publicação que circula nas redes. Em 1981, a economista foi integrante do departamento econômico da embaixada brasileira em Londres, na Inglaterra. Antes de aceitar o convite, Zélia era professora de história econômica da USP.

Desde a redemocratização, o Brasil teve nove embaixadores em Washington, todos homens da carreira diplomática. Quem ocupava o cargo no governo Sarney e início do governo Collor era Marcílio Marques Moreira, que foi embaixador entre 1986 e 1991. Foi ele também quem assumiu o Ministério da Economia após a demissão de Zélia, em maio de 1991.

Aos Fatos não encontrou nenhuma informação de que a economista não soubesse falar inglês, como afirma a publicação nas redes.

Este é a segunda peça de desinformação checada por Aos Fatos sobre antigas nomeações para a embaixada do Brasil nos EUA. Na segunda-feira (15), verificamos que era falsa a informação de que o ex-senador Aloysio Nunes (PSDB) teria sido nomeado para o cargo durante governos do PT.

Referências:

1. FGV
2. Estadão
3. Ministério da Economia
4. Aos Fatos


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.