YouTube exclui vídeos sobre fraude eleitoral de youtuber pré-candidato

Compartilhe

O YouTube excluiu na terça-feira (21) cinco vídeos do canal Universo, que tratavam sobre denúncias falsas de fraude eleitoral. O responsável pelos conteúdos é o youtuber Roberto Boni, investigado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) por ataques às urnas e pré-candidato a deputado estadual em São Paulo pelo PMB (Partido da Mulher Brasileira). As exclusões foram identificadas pelo estúdio de análise de dados Novelo Data.

Publicados durante as eleições de 2018 e 2020, os vídeos acumulavam cerca de 103 mil visualizações antes da exclusão. Um deles pedia “ordem de prisão aos responsáveis pelas fraudes nas urnas”. A descrição do vídeo replicava a alegação sem provas do presidente Jair Bolsonaro (PL) de que as eleições 2018 teriam sido fraudadas.

Todos os vídeos removidos mostram a mensagem: “Este vídeo foi removido por violar as Diretrizes de Comunidade do YouTube”. A plataforma confirmou ao Aos Fatos que os vídeos foram excluídos por violação das políticas de integridade eleitoral implementadas em março. À época, o YouTube anunciou que passaria a remover conteúdos que contenham alegações falsas de que fraudes ou problemas técnicos mudaram os resultados das eleições de 2018 ou de que as urnas eletrônicas foram hackeadas.

Na segunda-feira (27) à tarde, Boni afirmou em nota ao Aos Fatos que “quanto mais transparência no processo eleitoral, mais democrático será”. Ele classificou a retirada de seus vídeos como “censura” e negou ter disseminado informações falsas.

O canal dele no YouTube foi criado em 2013 com o objetivo inicial de divulgar sua carreira como cover do cantor Roberto Carlos. No ano passado, o TSE suspendeu a monetização do canal.

ATUALIZAÇÃO: esta reportagem foi atualizada às 16h26 do dia 27 de janeiro para incluir a nota de Roberto Boni.

Compartilhe

Leia também

falsoSuperior Tribunal Militar não impediu Bolsonaro de cumprir pena na Papuda

Superior Tribunal Militar não impediu Bolsonaro de cumprir pena na Papuda

falsoÉ falso que estrangeiro que veio ao Brasil para COP30 foi internado com ebola em Belém

É falso que estrangeiro que veio ao Brasil para COP30 foi internado com ebola em Belém

falsoCena de tornado no Paraná foi gerada por IA

Cena de tornado no Paraná foi gerada por IA

fátima
Fátima