🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Novembro de 2019. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Villas Bôas não publicou tweet sobre reunião de cúpula militar após decisão do STF

Por Luiz Fernando Menezes

8 de novembro de 2019, 15h34

Não é verdade que o general Eduardo Villas Bôas, assessor do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), publicou um tweet no qual afirma que a alta cúpula militar iria se reunir para definir ações das Forças Armadas para garantir a estabilidade no país. A publicação, que passou a circular após o STF (Supremo Tribunal Federal) decidir que réus só devem ser presos quando esgotados todos os recursos, foi postada por uma conta que não pertence ao general e que já foi apagada. Além de não ter o selo de verificação, ela tinha uma grafia enganosa: no lugar de Villas, estava escrito ViIIas, com “i” maiúsculo.

A imagem do tweet enganoso foi disseminada no Facebook, onde acumulava ao menos 3.000 compartilhamentos até a tarde desta sexta-feira (8). Todas as postagens enganosas foram marcadas com o selo FALSO pelo Aos Fatos na ferramenta de verificação da rede social (entenda como funciona).


FALSO

O tweet acima foi publicado logo após o STF decidir, na noite de ontem, que a prisão de réus só pode ocorrer quando encerrados todos os recursos. A conta @Gen_VillasBoas, no entanto, não pertence ao general Eduardo Villas Bôas. Diferentemente do perfil oficial do ex-comandante do Exército Brasileiro, ela não tem o selo de verificação do Twitter e usa uma grafia enganosa, uma vez que substitui um dos “L” de “Villas” pela letra “i” maiúscula.

Após publicar a mensagem, a conta foi apagada, mas, por meio da ferramenta Wayback Machine, é possível ver que, ao passar o mouse sobre a @, o mesmo perfil era identificado no passado como @Ping4_.

Já a conta oficial do general Villas Bôas não publica nenhuma informação desde o dia 16 de outubro.

Histórico. Em abril de 2018, Villas Bôas publicou um tweet muito semelhante ao que foi postado pela conta falsa ontem. Na época, o STF julgava um habeas corpus preventivo para o ex-presidente Lula, e Villas Bôas tweetou “Asseguro à Nação que o Exército Brasileiro julga compartilhar o anseio de todos os cidadãos de bem de repúdio à impunidade e de respeito à Constituição, à paz social e à Democracia, bem como se mantém atento às suas missões institucionais”. Não havia. em seu tweet original, portanto, a menção a uma reunião da “alta cúpula militar” ou que as Forças Armadas iriam “assegurar a estabilidade” do Brasil.

A Agência Lupa e o Estadão Verifica realizaram checagens semelhantes sobre o mesmo tweet.

Referências:

1. G1 (Fontes 1 e 2)
2. Wayback Machine


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.