Vídeos que mostram estátuas e flores dançando não são propaganda da Olimpíada de Paris

Compartilhe

Não é verdade que vídeos que mostram estátuas, flores e outros objetos inanimados dançando sejam peças de propaganda oficiais dos Jogos Olímpicos de Paris, marcados para julho deste ano. Por meio de busca reversa, Aos Fatos identificou as peças originais e constatou que, além de serem geradas por IA, elas não possuem qualquer relação com o evento esportivo

As publicações enganosas acumulavam centenas de curtidas e compartilhamentos no Instagram e no Facebook até a tarde desta quarta-feira (26). As peças de desinformação também circulam no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).

Leia mais
WHATSAPP Inscreva-se no nosso canal e receba as nossas checagens e reportagens

Propaganda das Olimpíadas de Paris 2024. Simplesmente Show de Criatividade.

Posts compartilham vídeos feitos por IA como se fossem propaganda oficial das Olimpíadas de Paris.

Vídeos criados por inteligência artificial que mostram estátuas e flores dançando têm sido compartilhados nas redes como se fossem uma peça de propaganda oficial das Olimpíada de Paris. Aos Fatos verificou por meio de busca reversa que os registros originais foram compartilhados no Instagram entre o ano passado e este ano por artistas que não têm relação com o evento esportivo.

A primeira animação, que mostra uma estátua grega dançando com o fundo em movimento, foi criada pelo artista James Gerbe para retratar a deusa Afrodite. O conteúdo foi publicado no Instagram oficial de Gerbe em maio de 2023.


Já o segundo vídeo é uma montagem que reúne quatro animações feitas por Gerbe e pelo artista Alex Glocknitzer. Os registros originais (1, 2, 3, 4 e 5) foram publicados entre abril e maio deste ano nos perfis dos autores no Instagram.

Referências

  1. Instagram (1 e 2)

Compartilhe

Leia também

falsoIdosa foi presa por tráfico, não por participar dos atos golpistas do 8 de Janeiro

Idosa foi presa por tráfico, não por participar dos atos golpistas do 8 de Janeiro

falsoLula devolveu 423 presentes recebidos durante mandatos anteriores

Lula devolveu 423 presentes recebidos durante mandatos anteriores

Como a ‘Abin paralela’ alimentou desinformadores com mentiras e dossiês

Como a ‘Abin paralela’ alimentou desinformadores com mentiras e dossiês