🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Setembro de 2021. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeos em que artistas fazem convocação para protesto são de 2015, não atuais

Por Luiz Fernando Menezes

2 de setembro de 2021, 17h51

Vídeos de março de 2015 em que artistas convidam a população para manifestações pelo impeachment da então presidente Dilma Rousseff (PT) circulam em postagens recentes nas redes como se fossem convocatórias para os atos bolsonaristas de 7 de Setembro (veja aqui). As gravações foram divulgadas originalmente pelo movimento Vem Pra Rua e mostram personalidades como o músico Paulo Ricardo e o ator Caio Castro.

Uma coletânea com esses vídeos vem sendo publicada por perfis pessoais no Facebook desde meados de agosto, reunindo ao menos 6.000 compartilhamentos até a tarde desta quinta-feira (2). As publicações enganosas foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação da plataforma (saiba como funciona).


Uma coletânea de vídeos em que artistas chamam as pessoas para protestar nas ruas contra a corrupção, entre outros temas, vem sendo utilizada nas redes sociais como se fossem convocações para os atos bolsonaristas previstos para o 7 de setembro, o que é falso. As gravações foram feitas em 2015, a pedido do movimento político Vem Pra Rua, no contexto das manifestações pelo impeachment de Dilma Rousseff.

Entre os dias 10 e 13 de março de 2015 (veja abaixo), o site do movimento divulgou, individualmente, vídeos de personalidades chamando para os protestos anti-Dilma, entre eles os artistas Paulo Ricardo, Christine Fernandes, Marcelo Serrado, Caio Castro, Márcio Garcia, Alessandra Maestrini, Kadu Moliterno e Malvino Salvador. A mesma coletânea de oito vídeos usada nas peças de desinformação recentes foi editada pela página Parada Hétero Brasil e publicada no dia 13 de agosto daquele ano.

Aos Fatos também pesquisou se os artistas que aparecem na coletânea gravaram convocatórias semelhantes para o 7 de setembro em suas redes sociais. Nenhum deles publicou algo parecido. Alguns deles, como Marcelo Serrado e Alessandra Maestrini, são críticos do atual governo.

Não é a primeira vez que esses vídeos são usados em peças de desinformação pró-Bolsonaro. Em março de 2020, a mesma coletânea circulou nas redes como se mostrasse o apoio do setor cultural aos atos governistas marcados para aquele mês e foi checada por Aos Fatos.

Referências:

1. IG
2. Aos Fatos


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.