🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Abril de 2021. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeos de Lula são editados para fazer crer que petista falou mal do Bolsa Família

Por Priscila Pacheco

30 de abril de 2021, 16h02

Vídeos de antigas declarações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) circulam editados em postagens nas redes sociais (veja aqui) para dar a entender que o petista afirmou que o Bolsa Família, programa social vitrine de seus governos, era uma esmola. A adulteração pode ser comprovada pela comparação com as falas completas, registradas em 2009 e 2000, respectivamente, e que estão disponíveis no YouTube. Nos trechos destacados, Lula fazia alusão aos críticos do programa e ao assistencialismo pré-eleitoral.

O vídeo editado somava ao menos 54.400 compartilhamentos em posts no Facebook nesta sexta-feira (30) e foi marcado com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (veja como funciona).


O Bolsa Família é uma esmola. O Bolsa Família é para deixar as pessoas preguiçosas, porque quem recebe Bolsa Família não quer mais trabalhar

Vídeos com declarações do ex-presidente Lula circulam editados em postagens para fazer crer que ele teria afirmado que o Bolsa Família era "esmola" e que os beneficiários seriam "preguiçosos". A montagem tira de contexto trechos das falas em que Lula cita termos pejorativos empregados por quem não aprovava o programa na época.

Na íntegra do discurso, proferido em cerimônia de formatura de turmas do PlanSeQ-BF (Plano Setorial de Qualificação e Inserção Profissional para o Bolsa Família) em 2009, em Belo Horizonte (MG), o que Lula diz é:

“Ainda tem gente que critica o Bolsa Família, e eu acho normal. Eu atingi uma idade em que eu não tenho mais o direito de me ofender com essas coisas. Alguns dizem assim: ‘O Bolsa Família é uma esmola, o Bolsa Família é assistencialismo, o Bolsa Família é demagogia’. E vai por aí afora. Tem gente tão imbecil, tão ignorante, que ainda fala: ‘O Bolsa Família é para deixar as pessoas preguiçosas, porque quem recebe Bolsa Família não quer mais trabalhar'."

O vídeo original pode ser encontrado no YouTube, e a transcrição completa do discurso está disponível ainda na Biblioteca da Presidência da República.

Outra gravação. A montagem que circula nas redes sociais ainda é composta por outro vídeo de Lula. Aos Fatos não localizou a origem exata da gravação, mas uma legenda indica que seria de 2000, antes da chegada de Lula à Presidência e à criação do Bolsa Família. Na ocasião, ele criticava o assistencialismo usado para angariar votos nas eleições. A fala completa é:

“Lamentavelmente você tem uma parte da sociedade, que pelo alto grau de empobrecimento, é conduzida a pensar pelo estômago e não pela cabeça. É por isso que se distribui tanta cesta básica. É por isso que se distribui tanto tíquete de leite. Porque isso, na verdade, é uma peça de troca em época de eleição. E assim você despolitiza o processo eleitoral”.

Procurado por Aos Fatos, Lula afirmou, por meio de sua assessoria, que ele e sua família são "vítimas há anos de mentiras divulgadas por grupos políticos adversários, que produzem vídeos falsos ou edições descontextualizadas”.

Esta peça de desinformação também foi checada pela Agência Lupa.

Referências:

1. Biblioteca da Presidência
2. G1
3. O Tempo
4. YouTube Unisinos (Fontes 1 e 2)


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.