Vídeos de catástrofes antigas circulam como se mostrassem furacão Milton

Compartilhe

Uma coletânea viral engana ao editar oito vídeos de catástrofes naturais como se mostrassem a chegada do furacão Milton nos Estados Unidos, mas Aos Fatos identificou que seis das gravações registram desastres em outros locais e duas têm indícios de manipulação digital.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 7.300 curtidas no Instagram até a tarde desta quinta-feira (10).

O dia chegou. Que Deus os proteja. Hoje, 09 de outubro de 2024, os Estados Unidos enfrentam a passagem de um poderoso furacão que vem causando grandes estragos em diversas regiões do país.

Vídeo enganoso usa um compilado de registros de fenômenos meteorológicos ocorridos em diversos países para enganar sobre estragos causados pelo furacão Milton

Posts nas redes têm compartilhado vídeos antigos ou manipulados digitalmente como se fossem registros das consequências da passagem do furacão Milton pelo estado americano da Flórida na última quarta-feira (9).

O vídeo que mostra um tornado gravado da beira de uma estrada foi registrado na cidade de Andover, no estado americano do Kansas, em 29 de abril de 2022. Aos Fatos encontrou o registro original publicado em agosto do mesmo ano em um perfil no Facebook que compartilha imagens de tempestades.

Já a gravação que mostra o telhado de uma casa sendo levado pela tempestade foi filmado no Brasil, na cidade de Sumaré (SP), em 12 de outubro de 2023.

O terceiro registro, que mostra um tornado destruindo uma área residencial, foi feito também durante a passagem do tornado em Andover, no Kansas, em 29 de abril de 2022.

A gravação que mostra um tornado atrás de um prédio comercial foi gravado durante a passagem do furacão Matthew pela Flórida entre os dias 6 e 7 de outubro de 2016. A imagem foi manipulada digitalmente para inserir a falsa espiral de vento e a chuva.

Já as imagens de outro telhado sendo arrancado pelo vento foram registradas em outubro de 2018 durante a passagem do furacão Michael, em Panama City Beach, na Flórida.

A tempestade vista da varanda de um apartamento foi gravada em Iowa, também nos Estados Unidos, em 16 de julho deste ano. Peças com esse mesmo vídeo foram desmentidas recentemente pelo Aos Fatos.

Há indícios de que a gravação que mostra raios caindo em uma quadra de esportes tenha sido criada digitalmente. No vídeo usado pelas peças de desinformação, que circula ao menos desde março deste ano, os raios se transformam em água. O fenômeno, no entanto, é uma descarga elétrica, que pode gerar faíscas ao tocar o solo ou as árvores, por exemplo.

Por fim, a gravação que mostra uma onda invadindo uma área residencial à beira-mar circula ao menos desde novembro de 2023. Publicações indicam que o desastre natural aconteceu na cidade de Gagra, no território da Abecásia, que fica entre a Rússia e a Geórgia.

Desde a última quarta-feira (9), Aos Fatos verificou diversas peças desinformativas que tiraram de contexto registros de outros desastres naturais (veja aqui, aqui e aqui) ou que compartilharam imagens criadas digitalmente (veja aqui e aqui) para enganar sobre as consequências da tragédia climática causada pelo furacão Milton na Flórida.

O fenômeno climático deixou um rastro de destruição pelo litoral do estado americano. As consequências ainda estão sendo calculadas pelas autoridades locais. Ao menos dez pessoas morreram e mais de 3 milhões ficaram sem energia elétrica. Houve ainda registros de inundações, casas destruídas e interrupção no serviço de abastecimento de água.

O evento climático agora segue em direção ao oceano Atlântico. Há previsão de que ele perca força e se dissipe até a próxima segunda-feira (14).

O caminho da apuração

Aos Fatos fez uma busca reversa para identificar cada um dos oito registros usados nos vídeos virais. Descobrimos, então, com a ajuda de reportagens na imprensa, que a maior parte dos registros havia sido feita em outros eventos climáticos.

Analisando as cenas dos outros dois vídeos, verificamos que havia indícios de manipulação digital.

Referências

  1. The New York Times
  2. Facebook
  3. g1
  4. YouTube (1, 2, 3, 4 e 5)
  5. CBS News
  6. Aos Fatos (1, 2, 3, 4 e 5)
  7. Instagram
  8. MSN
  9. UOL
  10. O Globo (1 e 2)

Compartilhe

Leia também

falsoVídeo com fila de blindados não mostra tropas do Brasil rumo à Venezuela

Vídeo com fila de blindados não mostra tropas do Brasil rumo à Venezuela

falsoÉ falso que Trump elogiou Lula em discurso de vitória

É falso que Trump elogiou Lula em discurso de vitória

falsoÉ falso que Elon Musk comprou a CNN

É falso que Elon Musk comprou a CNN