🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Setembro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeos antigos são atribuídos a atos de 7 de Setembro em 2022

Por Luiz Fernando Menezes, Priscila Pacheco e Marco Faustino

7 de setembro de 2022, 14h06

Três vídeos que estão sendo compartilhados nas redes como se mostrassem as comemorações do bicentenário da Independência do Brasil não foram gravados nesta quarta (7), em Brasília, ao contrário do que afirmam postagens (veja aqui). O Aos Fatos identificou que duas das gravações foram feitas em 2021, na véspera de atos em apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL), e a terceira circula pelo menos desde agosto deste ano.

Ao todo, as publicações reúnem mais de 35 mil compartilhamentos no Facebook e também circulam no Telegram e no WhatsApp.


Selo falso

As caravanas não param de chegar em Brasília/DF

Vídeo de ônibus em Brasília gravado em 2021 circula como se fosse recente

Um vídeo que mostra vários ônibus se dirigindo à Esplanada dos Ministérios, em Brasília, vem sendo compartilhado nas redes sociais como se registrasse “caravanas que não param de chegar na capital” para o Sete de Setembro deste ano, o que é falso. A gravação está disponível nas redes sociais desde 6 de setembro do ano passado.

@maedojapinha

♬ Hino Nacional Brasil - Hino Nacional Brasileiro - Kpm National Anthems

Selo falso

Brasília lotada de manifestantes desde hoje 5 de setembro !

Gravação na qual homem diz que Brasília foi ‘tomada’ foi gravado em 2021

Também não é atual um vídeo que mostra um homem diante do Eixo Monumental, via onde se localiza a Esplanada dos Ministérios, em Brasília, cheia de carros e caminhões. Embora o Aos Fatos não tenha identificado a origem da gravação, é possível observar, no código-fonte da publicação, que o conteúdo está disponível no Kwai desde 12 de setembro de 2021.

Código fonte de publicação mostra data do ano 2021
Postagem original. Código fonte confirma que vídeo foi postado no Kwai em 12 de setembro de 2021

O narrador do vídeo comemorava que apoiadores do presidente Jair Bolsonaro haviam ultrapassado o bloqueio montado pela Polícia Militar e se aproximado da Esplanada dos Ministérios. Não há registros de que a ação tenha se repetido no dia 5 de setembro, data informada pelas postagens, ou durante o evento desta quarta (7), transmitido ao vivo.


Selo falso

Isso é 6/09/2022, imagina amanhã.

Vídeo que mostra pessoas vestidas de verde e amarelo na Esplanada dos Ministérios gravado em agosto circula como se fosse em 6 de setembro de 2022.

Outro vídeo antigo que mostra a Esplanada tomada de pessoas vestidas de verde e amarelo foi publicado com a alegação enganosa de que havia sido registrado na última terça-feira (6). O Aos Fatos não encontrou o vídeo original, mas observou que a mesma gravação circula desde agosto deste ano.

As imagens que vêm sendo compartilhadas como recentes possuem uma marca d’água de um usuário do Kwai chamado “12345bjp”. Ao buscar por suas publicações, é possível encontrar a mesma filmagem publicada no dia 26 de agosto de 2022. Não há, no entanto, informações sobre o autor do vídeo.

Código-fonte da publicação mostra a data de 26 de agosto de 2022
Antigo. Código-fonte da publicação mostra que o vídeo circulava desde agosto de 2022

Referências:

1. O Globo
2. Poder360
3. Gaúcha Zero Hora
4. Youtube (TV Brasil)


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.