🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Março de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeos antigos voltam a circular para inflar apoio a retorno de Bolsonaro ao Brasil

Por Marco Faustino

30 de março de 2023, 17h13

Com o objetivo de inflar o apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que retornou ao Brasil nesta quinta-feira (30) após três meses nos Estados Unidos, perfis passaram a difundir como se fossem recentes uma série de registros antigos de manifestações a favor do ex-mandatário. Um deles, que supostamente mostraria a segurança do ex-presidente o escoltando no aeroporto de Orlando, foi gravado na verdade em visita aos EUA em junho de 2022. Já o outro, uma filmagem que mostra a movimentação de ônibus e caminhões na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, foi registrado em setembro de 2021.

As publicações enganosas somavam acumulavam 7.000 curtidas no Instagram, 2.000 visualizações no Tik Tok e centenas de compartilhamentos no Facebook nesta quinta-feira (30).


Selo falso

A segurança ao presidente nos EUA em sua saída! Rumo ao Brasil! Sua Pátria! Seu Povo! Sua Família!

Usuários compartilham como se fosse recente vídeo de Bolsonaro sendo escoltado por policiais no EUA em junho de 2022

Um vídeo que mostra Bolsonaro sendo escoltado por policiais americanos em 2022 tem circulado nas redes como se retratasse o momento em que ele deixou os EUA na última quarta-feira (29). O registro original foi publicado no Kwai em 13 de junho do ano passado e mostra o momento em que o então presidente acena para apoiadores em Orlando, nos EUA, onde participou da inauguração de um vice-consulado e de uma motociata. Poucos dias antes, em 9 de junho, Bolsonaro foi a Los Angeles para participar da Cúpula das Américas.

Vídeos publicados por veículos de imprensa na última quarta (29) mostram uma recepção bem mais tímida a Bolsonaro no aeroporto de Orlando do que a registrada na gravação do ano passado. O ex-presidente tirou fotos com alguns de seus apoiadores, mas não houve registro de grandes aglomerações.


Selo falso

Eles voltaram com tudo. Brasília está fervendo hoje [29/03/23]

Também não foi gravado recentemente um vídeo que mostra ônibus e caminhões com bandeiras do Brasil nos arredores da estação rodoviária de Brasília. O registro foi feito, na verdade, em 6 de setembro de 2021, na véspera do Dia da Independência, quando manifestantes furaram um bloqueio policial e invadiram a Esplanada dos Ministérios. Não há registros de qualquer manifestação similar em Brasília na noite da última quarta-feira (29) em decorrência do retorno de Bolsonaro ao Brasil.

O Aos Fatos não encontrou a versão original do vídeo de 2021, mas uma gravação bastante similar foi publicada na época pelo jornal O Globo. As imagens mostram a mesma sequência de veículos: um caminhão branco, uma caminhonete com pessoas de pé na caçamba, um ônibus de cor amarelo e uma fila de outros caminhões brancos. Um dos veículos, inclusive, possui iluminação idêntica no vidro frontal (a partir de 1m19s):

Comparativo mostra elementos idênticos entre vídeo difundido pelas peças checadas e registro que mostra a invasão da Esplanada em 6 de setembro de 2021
Comparativo. O vídeo difundido pelas peças de desinformação mostra a mesma sequência de veículos que aparece em registro de 6 de setembro de 2021

Referências:

1. Kwai
2. G1 (Fontes 1 e 2)
3. Poder 360
4. Governo Federal
5. UOL
6. Correio Braziliense
7. Facebook (O Globo)

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.