🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Maio de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Não é verdade que vídeo mostra xingamentos a Lula no aeroporto de Campinas

Por Luiz Fernando Menezes

6 de maio de 2022, 16h48

É falso que o vídeo em que pessoas cantam “Lula, ladrão, teu lugar é na prisão” tenha sido gravado na chegada do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Campinas (SP) nesta quinta-feira (5), como alegam postagens nas redes (veja aqui). As imagens foram gravadas em abril de 2022 no Centro de Eventos da PUC-RS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), em Porto Alegre, durante o Fórum da Liberdade. O petista não participou do evento.

O vídeo com o falso contexto acumulava ao menos mil compartilhamentos no Facebook nesta sexta-feira (27). Publicações semelhantes também circulam no WhatsApp, onde não é possível estimar o alcance (Fale com a Fátima).


Selo falso

Lula sendo recebido hoje 5/5/2022 no aeroporto de Campinas, ex-presidiário faz hoje palestra em Universidade da cidade!

Vídeo de evento na PUC-RS circula como se fosse recepção de Lula no aeroporto de Campinas (SP)

Não é verdade que o vídeo checado mostre que o ex-presidente Lula (PT) foi recebido com xingamentos no aeroporto de Campinas (SP) nesta quinta-feira (5). A gravação, em que pessoas gritam “Lula ladrão, seu lugar é na prisão” foi gravado no dia 12 de abril durante o Fórum da Liberdade, no Centro de Eventos da PUC-RS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), em Porto Alegre (RS).

O vídeo registra o momento em que parte do público do evento responde a um protesto contra o ex-ministro da Justiça Sergio Moro, presente naquele dia. Depois que os críticos do ex-juiz da Lava Jato levantaram cartazes e o xingaram de “juiz ladrão”, participantes do fórum cantaram contra o ex-presidente Lula, cena que é tirada de contexto nas peças de desinformação. O petista não estava no evento.

Lula foi a Campinas na quinta para uma aula magna na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Aos Fatos não encontrou registros de protestos contra ele no aeroporto da cidade paulista. No entanto, vídeos mostram um grupo de manifestantes contrários ao petista na porta do condomínio onde ele almoçou.

Referências:

1. Facebook (Professora Dayane Pimentel)
2. Sympla
3. SBT
4. Hora Campinas
5. Poder360


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.