Vídeo é compartilhado com velocidade reduzida para sugerir que Lula estaria bêbado

Compartilhe

Publicações nas redes sociais compartilham um vídeo que teve a velocidade reduzida para sugerir que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estava bêbado ao agradecer o apoio recebido enquanto estava preso (veja aqui). Na gravação original, publicada no perfil oficial do petista no Instagram no dia em que ele foi solto, é possível observar que Lula fala normalmente. A assessoria de imprensa do ex-presidente reiterou que o vídeo foi editado.

O vídeo manipulado conta com ao menos 4.400 compartilhamentos no Facebook nesta quarta-feira (9).


Selo falso

Vídeo de Lula com a velocidade reduzida

Um vídeo em que o ex-presidente Lula faz um agradecimento a apoiadores no dia em que foi solto em Curitiba tem sido compartilhado nas redes sociais com a velocidade reduzida para fazer crer que ele estava embriagado. Antes das imagens do petista, uma mulher não identificada afirma que o petista estaria bêbado ou drogado.

O vídeo original, postado no perfil oficial de Lula no Instagram (aqui) e no Twitter (aqui) em 8 de novembro de 2019, mostra que o petista fala normalmente. A assessoria de imprensa do ex-presidente reiterou que o material foi distorcido.

O registro foi publicado no dia em que Lula deixou a carceragem da Polícia Federal em Curitiba após decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que proibiu a prisão de réus antes de esgotados todos os recursos jurídicos. Na gravação, ele diz que, apesar de ter 74 anos de idade — hoje, ele tem 76 —, sua energia é de uma pessoa jovem, e agradece a solidariedade de apoiadores. O conteúdo sem adulteração também está disponível na conta oficial da deputada federal Maria do Rosário (PT) no Facebook desde 2019.


Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Compartilhe

Leia também

falsoVídeo é editado para fazer crer que família Bolsonaro apoia pré-candidatura de Pablo Marçal

Vídeo é editado para fazer crer que família Bolsonaro apoia pré-candidatura de Pablo Marçal

falsoPosts usam foto de outra pessoa para sugerir que autor de atentado contra Trump era trans

Posts usam foto de outra pessoa para sugerir que autor de atentado contra Trump era trans

Pré-candidato, Marçal oferece prêmio a seguidores e especialistas veem infração eleitoral

Pré-candidato, Marçal oferece prêmio a seguidores e especialistas veem infração eleitoral