🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Março de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo mostra veículos incendiados pela PF em operação contra garimpo ilegal, não ação do MST

Por Luiz Fernando Menezes

17 de março de 2023, 13h24

Não é verdade que um vídeo viral mostra veículos de fazendeiros incendiados por integrantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), como alegam publicações nas redes. As peças de desinformação que trazem a alegação enganosa usam imagens de uma ação contra o garimpo ilegal ocorrida na Terra Indígena Yanomami, em Roraima, em dezembro de 2021.

O vídeo enganoso acumula 50 mil visualizações no TikTok, 20 mil visualizações no Kwai e centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta sexta-feira (17). A peça de desinformação também circula no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).


Selo falso

MST incendeia carro de fazendeiros a produção de alimentos no mundo por um grupo de vagabundos. Esses bandidos precisam ser parados urgentemente.

Posts mostram imagens de veículos queimados durante operação contra o garimpo ilegal em terra indígena como se fossem carros incendiados pelo MST

Publicações nas redes enganam ao afirmar que um vídeo mostraria veículos de agricultores incendiados por militantes do MST. Por meio de busca reversa, Aos Fatos identificou que as imagens foram publicadas originalmente em dezembro de 2021 no TikTok. O post trazia a legenda “garimpeiros sofrem nas mãos da Polícia Federal”.

@reporterdageral Garimpeiros sofrem nas mãos da Polícia Federal. #amazonia #fogo #operacaopolicial ♬ som original - Reporter da Geral

As imagens são semelhantes às divulgadas na mesma época pelo Jornal de Roraima em reportagem sobre uma operação contra o garimpo ilegal no território Yanomami (veja exemplo abaixo). De acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, a ação começou em agosto daquele ano e tinha apreendido até aquele momento 17 veículos, dez balsas, seis embarcações e 30 mil quilos de minério, além de combustível e munição.

Comparação mostra que imagem de veículo queimado usada em peça de desinformação apareceu em reportagem veiculada em 2021
Veículo incendiado. Imagem que aparece no vídeo da peça de desinformação (à dir.) é a mesma que foi veiculada em reportagem sobre ação contra o garimpo em dezembro de 2021 (à esq.)

Leia mais
Checamos Governador engana ao dizer que garimpo não é causa principal de desnutrição de yanomamis
Nas Redes Vídeo mostra garimpeiros em Mianmar, não fugindo de terra Yanomami por ação do governo

Essa peça de desinformação também foi desmentida pela AFP Checamos.

Referências:

1. TikTok (@reporterdageral)
2. Globoplay
3. Ministério da Justiça e Segurança Pública

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.