Não é verdade que um vídeo mostra unhas de frango sendo vendidas em supermercados brasileiros. Elementos presentes na embalagem do produto atestam que a gravação que circula nas redes foi registrada na rede Shop Fair, em Nova York, nos Estados Unidos.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam cerca de 15 mil visualizações no TikTok. As peças também circularam no WhatsApp, plataforma em que não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).
Genteeee, unha de frango pra vender no mercado!! Onde vamos parar? 😥😥 Os petistas reclamavam que estavam comendo osso. Agora tá comendo unhas, e não reclama
Publicações nas redes enganam ao afirmar que um vídeo mostra unhas de frango sendo vendidas por quilo em um supermercado brasileiro. Na verdade, a gravação foi feita em um estabelecimento da rede de supermercados Shop Fair, em Nova York.
Uma série de elementos comprovam que as imagens não foram registradas no Brasil:
- Todas as informações da etiqueta do produto estão em inglês;
- O preço está indicado em dólares, e não em reais;
- O supermercado indicado no adesivo, Shop Fair Supermarket, possui lojas apenas em Nova York;
- A etiqueta também mostra a localização exata do estabelecimento no qual o produto está sendo comercializado — avenida Broadway, número 4.490.
Os posts enganosos usam a imagem fora de contexto para criticar o governo Lula e traçar um suposto paralelo com o período da pandemia de Covid-19, quando veículos de imprensa noticiaram que famílias se alimentavam de ossos devido à crise financeira. Na época, o então governo de Jair Bolsonaro (PL) foi criticado pelas cenas.
Esta não é a primeira vez que o Aos Fatos desmente publicações que buscam associar a venda de cortes de terceira ao governo Lula para mentir que houve um aumento nos índices de pobreza.
Recentemente, peças enganosas alegaram que ossos bovinos passaram a ser comercializados no Brasil no atual mandato do petista — o que é falso, já que a venda é permitida no país desde 2003.
O caminho da apuração
Aos Fatos selecionou um recorte aproximado da etiqueta para verificar as informações do produto. Em seguida, usamos ferramentas de busca para consultar a localização do estabelecimento Shop Fair Supermarket, indicado no adesivo. A partir dos dados, concluímos que a gravação não foi feita no Brasil.