Vídeo mostra treinamento da PM na Bahia, não ataque terrorista contra banco

Compartilhe

Não é verdade que um vídeo viral mostra um atentado terrorista contra um banco em Brumado (BA). A gravação original, feita em 8 de novembro, registra uma simulação de assalto organizada pela Polícia Militar da Bahia como parte de um exercício de resposta a crimes contra instituições financeiras.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 4.000 compartilhamentos no X (ex-Twitter) até a tarde desta quinta-feira (21). Os posts falsos também circulam no Instagram e no Facebook.

Imagens fortes e chocantes. Ataque terrorista a banco na Bahia e o STF fazendo sensacionalismo com fogos de artifícios de um doente mental. E os sem cérebro achando que eles vão prender o Bolsonaro

Post engana ao afirmar que simulação promovida pela Polícia Militar da Bahia seria um ataque terrorista contra um banco

Posts nas redes têm compartilhado registros de um treinamento realizado pela Polícia Militar em Brumado (BA) como se fossem cenas de um ataque terrorista. Em nota enviada ao Aos Fatos, a Polícia Militar da Bahia explicou que se tratava de uma simulação feita para auxiliar agentes no enfrentamento de ações criminosas contra bancos.

As peças de desinformação mostram o momento em que ocorre uma explosão controlada em frente a uma agência do Banco do Brasil, no centro da cidade. A cena também foi registrada por veículos de imprensa locais (veja abaixo). A polícia também realizou treinamento similar em outro município em setembro.

A ação contou com a colaboração do CPRSO (Comando de Policiamento da Região Sudoeste da Bahia), das Forças Especiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

O conteúdo enganoso começou a circular após o chaveiro Francisco Wanderley Luiz promover um ataque a bomba contra o prédio do STF (Supremo Tribunal Federal), em 13 de novembro. As peças de desinformação seguem uma estratégia adotada pela direita nas redes para minimizar o atentado.

As publicações falsas também foram desmentidas pela Agência Lupa.

O caminho da checagem

Aos Fatos entrou em contato com a Polícia Militar da Bahia por email, que respondeu que as cenas mostravam uma simulação. Para contextualizar o caso, procuramos registros e informações sobre o treinamento na imprensa local.

Compartilhe

Leia também

falsoJanja não citou números falsos sobre a Amazônia às vésperas da COP30

Janja não citou números falsos sobre a Amazônia às vésperas da COP30

falsoÉ falso que governo Lula apreendeu 30 mil cabeças de gado e enviou para Cuba

É falso que governo Lula apreendeu 30 mil cabeças de gado e enviou para Cuba

Às vésperas da COP30, senadores usam desinformação para defender exploração de petróleo na foz do Amazonas

Às vésperas da COP30, senadores usam desinformação para defender exploração de petróleo na foz do Amazonas

fátima
Fátima