Vídeo enganoso exibe transporte legal de urnas em MT como se fosse irregular

Compartilhe

Diferentemente do que fazem crer posts nas redes, um vídeo que mostra o transporte de urnas eletrônicas em Mato Grosso não retrata qualquer irregularidade. O veículo que aparece nas imagens foi alugado pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de Mato Grosso para transportar as urnas entre Cuiabá e Várzea Grande. O transporte foi acompanhado por servidores da Justiça Eleitoral.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam centenas de curtidas no Instagram até a tarde desta sexta-feira (4).

[Vídeo mostra irregularidades no transporte de urnas eletrônicas]

Posts enganam ao fazer crer que houve irregularidades no transporte de urnas feito por caminhonete, o que não é verdade.

Em vídeo nas redes, um homem não identificado pelo Aos Fatos engana ao fazer crer que houve irregularidade no transporte de urnas eletrônicas em Várzea Grande (MT) na última quarta-feira (2).

Em nota, o TRE-MT informou que o veículo foi alugado pelo tribunal para transportar urnas de Cuiabá a Várzea Grande. Segundo a nota, servidores da Justiça Eleitoral acompanharam o transporte, que obedeceu às normas estabelecidas pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Nas imagens é possível identificar que o veículo era uma caminhonete S10, cuja placa consta na lista de veículos alugados pelo TRE para as eleições 2024, e que trafegava pela avenida Couto Magalhães, no centro de Várzea Grande.

No período eleitoral, mais de 9.000 urnas eletrônicas são transportadas para as 57 zonas eleitorais espalhadas por Mato Grosso. Esse transporte tem início na primeira semana de setembro.

Segundo o TSE, a distribuição das urnas eletrônicas pelos locais de votação pode variar de acordo com conveniências e características únicas de cada TRE e zona eleitoral.

Uma vez que as urnas estejam nas zonas eleitorais é realizado o processo de carga e lacre — inserção dos dados dos eleitores e candidatos de cada município. O processo é sempre acompanhado por juízes eleitorais, representantes do Ministério Público, fiscais partidários e a sociedade, assegurando total transparência no procedimento.

O caminho da apuração

Aos Fatos identificou o local da gravação por meio de elementos visuais presentes na filmagem. Entramos em contato com o TRE-MT e pedimos esclarecimentos sobre a caminhonete que aparece nas imagens. Verificamos também que a placa da caminhonete consta na lista de veículos alugados pelo tribunal para o transporte de urnas eletrônicas nas eleições de 2024.

Compartilhe

Leia também

falsoNão há registro de que Musk planeje construir fábricas e escolas no Brasil

Não há registro de que Musk planeje construir fábricas e escolas no Brasil

falsoVídeo não prova que Kamala fingiu ligação com eleitor durante comício

Vídeo não prova que Kamala fingiu ligação com eleitor durante comício

Entorno de Trump mantém contatos e fomenta extrema direita no Brasil

Entorno de Trump mantém contatos e fomenta extrema direita no Brasil